Arts & Skills: Alunos belgas vivem “experiência única na vida” em estágios na cidade-berço
Cerca de 70 alunos, em estágio em Guimarães ao abrigo do programa Erasmus +, acolhidos pela Arts & Skills, tiveram esta sexta-feira, 31 de março, um dia diferente.
Arts-Skills
Cerca de 70 alunos, em estágio em Guimarães ao abrigo do programa Erasmus +, acolhidos pela Arts & Skills, tiveram esta sexta-feira, 31 de março, um dia diferente.
Após uma caminhada pela Ciclovia de Guimarães, houve jogos e convívio numa unidade hoteleira vimaranense.
Os alunos são maioritariamente belgas, oriundos de diferentes escolas, mas há também um grupo de três alunas de Riga, da Letónia, que estão em Guimarães a fazer um estágio de oito meses, de outubro de 2022 a junho de 2023, referiu ao Mais Guimarães Paula Pinto, sócia gerente da Arts & Skills.
Esta atividade decorreu no dia em que mais alunos estão na cidade-berço em simultâneo, acrescentou Paula Pinto, são cerca de 70 agora, num total de 120 que a Arts & Skills acolherá entre janeiro e maio deste ano.
Neste programa, os alunos, com idades entre os 18 e 21 anos, que estudam em escolas profissionais, estagiam um mês em empresas parceiras, no que constitui “uma primeira experiência com o mercado de trabalho”.
As atividades que aqui desenvolvem são muito variadas, e passam pela restauração, eletrónica, eletricidade, estética, ou da área da moda e confeção. Há também alunos integrados em jardins de infância, centros que cuidam de pessoas com deficiência e em lares de idosos.
Quanto ao retorno das empresas e parceiros, Paula Pinto diz ser “muito positivo. E sinal disso é o facto de, todos os anos, aumentar o número de parceiros. As coisas correm bem, os alunos têm uma boa prestação nas empresas e no ano seguinte estas estão sempre dispostas e receber novos alunos”.
“Os alunos dão-nos um feedback maravilhoso também, porque é uma experiência única que têm na vida”.
Paula Pinto
Para alguns é a primeira vez que saem da Bélgica, e estão fora do país sem os pais. “Estão aqui acompanhados pela nossa equipa, 24 horas por dia e por alguns professores que os acompanham, que aproveitam também para conhecer Guimarães. Alguns regressam para passar uns dias de férias aqui”, conta ainda a responsável.
A Arts & Skills Consultoria e Formação iniciou esta atividade em 2016, após um convite do Ministério de Educação da Bélgica. Nesse ano acolheu 16 alunos. Até ao momento recebeu cerca de 500, e seriam claramente mais não fossem as limitações impostas pela pandemia, sobretudo nos anos 2020 e 2021.
No próximo ano, “seguramente, continuaremos a crescer”, garante Paula Pinto.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, deixou uma mensagem de Natal dirigida a todos os vimaranenses, desejando saúde, alegria e felicidade nesta quadra festiva.
A equipa feminina Sub-19 do Vitória foi distinguida com o Cartão Branco, um reconhecimento da Federação Portuguesa de Futebol pelo gesto de fair play demonstrado numa partida a 8 de novembro de 2025.
António Machado, pivot de 21 anos do Vitória, é o primeiro atleta da secção de andebol do clube a ser convocado para o principal escalão da Seleção Nacional.
Ricardo Araújo, recebeu a Luz da Paz de Belém 2025, numa cerimónia simbólica promovida pelo núcleo vimaranense do Corpo Nacional de Escutas (CNE). "O momento visa incentivar a bondade, fortalecer os laços comunitários e levar a paz a todos os que acolhem esta chama especial", diz a autarquia.