Vitrus Ambiente: Projeto guarda-rios vence Prémio Nacional de Sustentabilidade

A candidatura dos Guarda-rios destaca a missão para a proteção dos cursos hídricos do concelho de Guimarães.

Vitrus-2

A Vitrus Ambiente foi a vencedora do Prémio Nacional de Sustentabilidade, na categoria de “Preservação do Capital Natural”, com o projeto de Guarda-rios. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na sexta-feira, 21 de abril, em Cascais, numa iniciativa com o patrocínio do presidente da República, e que contou com a presença do administrador executivo da VITRUS, João Pedro Castro.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Este prémio tem como objetivo “reconhecer, divulgar e premiar as melhores políticas e práticas, na defesa da sustentabilidade global, de forma a estimular e sensibilizar a sociedade para a crescente importância e impacto da aplicação dos princípios de Sustentabilidade no dia-a-dia dos diferentes tipos de Entidades Públicas, Privadas, Coletivas e Individuais e da sua relação com diversas áreas da sociedade e do conhecimento”.

Segundo o Presidente da Vitrus, Sérgio Castro Rocha, “este prémio demonstra que estamos no bom caminho, fruto do trabalho que desenvolvemos em prol do território de Guimarães e dos vimaranenses”. Sublinha ainda que “o reconhecimento a nível nacional, entre um vasto lote de candidaturas, enobrece ainda mais os serviços que a Vitrus presta à comunidade e em especial o projeto dos Guarda-rios. Este é o primeiro de muitos prémios”.

© Direitos Reservados

O projeto da VITRUS foi reconhecido na categoria de “Preservação do Capital Natural”, através da análise de um júri constituído por Nuno Lacasta (Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente), André Silva (ex-deputado do PAN), Francisco Ferreira (Presidente da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável), Humberto Delgado Rosa (Diretor para o Capital Natural da Comissão Europeia), Maria de Jesus Fernandes (Bastonária da Ordem dos Biólogos) e Nuno Banza (Presidente do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas).

A candidatura dos Guarda-rios destaca a missão para a proteção dos cursos hídricos do concelho de Guimarães, designadamente o rio Ave, rio Vizela e o rio Selho, mas também dos respetivos afluentes e margens, “promovendo o contacto com as pessoas, sensibilizando-as para o desígnio coletivo de proteção dos recursos hídricos e especialmente atentos a comportamentos inadequados, sensibilizando os cidadãos para os corrigirem, reportando ocorrências a outras entidades sempre que se justificam intervenções”.

A edição de 2022 do Prémio Nacional de Sustentabilidade contou com um total de 117 candidaturas distribuídas por dez categorias. O Prémio Personalidade foi entregue a título póstumo ao comendador Rui Nabeiro.

Além da distinção da Vitrus Ambiente, o prémio alcançado contempla a atribuição de meio milhão de euros em publicidade nos meios de comunicação do Grupo Cofina.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES