Da saúde à tecnologia: Governo + Próximo trouxe governantes a Guimarães

Ao longo de 90 visitas em todos os concelhos do distrito de Braga, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, o Governo tem privilegiado o contacto com os representantes locais.

visita-governo-uminho-com-barra

Tiveram início, esta quarta-feira, o conjunto de iniciativas Governo + Próximo. Ao longo de 90 visitas em todos os concelhos do distrito de Braga, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, o Governo tem privilegiado o contacto com os representantes locais, através de várias iniciativas centradas nos temas da inovação, qualificações e mobilidade.

© Direitos Reservados

O dia arrancou com a visita de Manuel Pizarro, ministro da Saúde, e Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, ao Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães para a inauguração do Serviço de Urgência Médico Cirúrgico do Hospital da Senhora da Oliveira. Acompanhados de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, Adelina Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal e Henrique Capelas, presidente da Direção daquela unidade hospitalar, os governantes ficaram a conhecer os projetos como o Centro de Investigação Clínica e as futuras instalações do serviço de psiquiatria.

De seguida, Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, acompanhado pela Vereadora Sofia Ferreira, visitou a obra de construção do novo edifício da Unidade de Saúde Familiar (USF) em Moreira de Cónegos, que irá trazer “uma melhoria significativa na qualidade de vida da população local, nomeadamente, na criação de melhores condições no acesso a cuidados de saúde”.

© Direitos Reservados
© Direitos Reservados

Também esta quarta-feira o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento de Território, Carlos Miguel, visitou habitações sociais alvo de intervenção de beneficiação energética em Azurém e Fermentões. A visita contou ainda com a presença da vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, presidente da Junta de Freguesia de Azurém, José Castro Antunes, presidente da Junta de Freguesia Fermentões, António Gonçalves Vilela, técnicos da Câmara Municipal e administração da CASFIG.

© Direitos Reservados
© Direitos Reservados

Em Guimarães, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, teve ainda a oportunidade de visitar as obras de requalificação do edifício da Torre de Alfândega e as obras nos fornos de olaria da Cruz de Pedra.

O primeiro dia do Governo + Próximo terminou com uma visita às futuras instalações do Supercomputador Deucalion, no Centro de Computação Avançada no Minho (MACC), o qual se encontra em fase adiantada de instalação, traduzindo-se num investimento de 20 milhões de euros. 

Nesta visita estiveram presentes Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Pedro Nuno Teixeira, secretário de Estado do Ensino Superior, acompanhados por Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e pelo reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro.

A operação do supercomputador permitirá disponibilizar recursos às comunidades de Investigação & Inovação.  Atualmente, Portugal integra a rede europeia de supercomputação através do Deucalion. A iniciativa está alinhada com o Eixo 5 – Investigação do INCoDe.2030 e com a Estratégia Nacional para a Computação Avançada (Advanced Computing Portugal 2030).

© Direitos Reservados

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES