Universidade do Minho vai abrir um novo polo em Esposende

A conclusão das obras está prevista para 2026.

um-com-barra

O novo polo da academia vai ter lugar na antiga estação Radionaval, na Apúlia, em Esposende, e vai chamar-se MarUMinho – Instituto Multidisciplinar de Ciência e Tecnologia Marinha da Universidade do Minho. A conclusão das obras está prevista para 2026.

© Direitos Reservados

O projeto visa a reabilitação dos antigos edifícios da estação, nomeadamente a cantina, com espaço para 200 pessoas, as habitações, que podem alojar 28 estudantes e investigadores, e ainda uma piscina, que pode ser utilizada para testes de equipamentos. O projeto terá custado 400 mil euros à Câmara Municipal de Esposende. De acordo com a TSF, vão ainda nascer dois edifícios no local. Um servirá para a construção de laboratórios e o outro estará destinado a empresas, spinoffs e startups ligadas à economia azul, indústria alimentar, energias renováveis, cosmética e farmacêutica, mas também nos têxteis ou design de produtos.

O MarUMinho vai acolher o Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (NIPE), o Grupo de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos (3Bs), o Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS), o Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA), o Centro de Engenharia Biológica (CEB), o Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE), o Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC), o Centro de Território, Ambiente e Construção(C-TAC) e o Centro de Ciências da Terra (CCT).

Recorde-se que a Universidade do Minho tem, neste momento, um campus em Guimarães e outro em Braga, e ainda um polo em Vila Nova de Famalicão

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES