Couros é também Património Mundial

Por Eliseu Sampaio

© Eliseu Sampaio

Parabéns Guimarães!
Os vimaranenses acordaram, nesta quarta-feira, mais felizes: Guimarães duplicou a área classificada pela UNESCO como património Mundial. Parabéns Guimarães!

Ao centro histórico vimaranense junta-se agora a zona de Couros, aumentando para quase 40 hectares a área classificada.

Esta distinção é uma oportunidade, e é também um desafio.

Mas antes de mais, devem ser parabenizados todos quantos contribuíram para este desfecho, sobretudo os vimaranenses, os mais ou menos comuns que, no dia-a-dia e ao longo dos anos foram preservando os pedaços de história que Guimarães tem em cada rua, em cada viela, em cada tanque, edifício ou pedra da calçada.

Foi graças a este esforço que hoje Guimarães pode abrir-se ao mundo desta forma, mais rica, e apresentar, o quanto genuíno ainda é possível, as artes e saberes de séculos.

Foram também decisões políticas, tomadas por vários presidentes de câmara e juntas de freguesia, vereadores e técnicos, que assumiram a preservação do riquíssimo património de Guimarães.

Uma zona de Couros mais aberta ao mundo alarga o interesse pela cidade-berço, valoriza o que existe e aumenta a nossa responsabilidade. Teremos de continuar a cuidar de Guimarães como fizemos até aqui, ou talvez mais e ainda melhor.

Não pelos títulos, que valem o que valem, mas para que outros, lá mais à frente, ou muito mais à frente, possam desfrutar da beleza e dos espaços que a história nos deixou.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES