“Nascimento da Unidade Vimaranense” de Esser Jorge distinguido pela Câmara Municipal de Fafe

Livro que retrara o “Nascimento da Unidade Vimaranense”, movimento de vimaranenses que se insurgiram contra o Estado Novo na década de 70, foi distinguido com o Prémio Literário A. Lopes de Oliveira/ Câmara Municipal de Fafe.

© Tempo Livre

O prémio atribuído pelo município fafense respeita a obras publicadas nos anos de 2021 e 2022 na modalidade “obras dirigidas a estudos sobre outras localidades e/ou regiões”, pode ler-se no anúncio da Câmara Municipal.

O júri que atribuiu este prémio integrou os professores José Viriato Capela, docente da Universidade do Minho, José Carlos Meneses e João Carlos Pascoinho, ambos docentes do Instituto Europeu de Estudos superiores.

O prémio será entregue a Esser Jorge Silva no próximo dia 05 de outubro, na cerimónia de comemoração do 113º aniversário da Implantação da Pepública Portuguesa, que terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A obra “Nascimento da Unidade Vimaranense” foi apresentada a 10 de dezembro de 2021 na Assembleia de Guimarães, associação que lançou o desafio de o escrever a Esser Jorge Silva. É, segundo o autor, “um livro que deve ser lido pelas novas gerações. Perceberão que, não muito longe, houve um incrível ato coletivo de coragem na sua terra. Escrever sobre os dias que fizeram eclodir uma da mais icónicas manifestações do concelho de Guimarães ajudou-me também a perceber, ainda mais, os ritmos históricos da sociedade vimaranense”, acrescentou Esser Jorge Silva após o lançamento da publicação agora premiada.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES