Hugo Ribeiro diz que a requalificação do centro cívico das Taipas é “uma obra mal estruturada”
O vereador eleito pela coligação "Juntos por Guimarães" alertou que o "trânsito nas Taipas está caótico", motivado por uma obra "mal estruturada e estudada em termos de circulação."
Na reunião do executivo, realizada na manhã desta quinta-feira, dia 28 de setembro, o vereador referiu que a requalificação do centro cívico das Caldas das Taipas, que visa a pedonalização do espaço público, tem “impacto na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento económico do concelho”.
Hugo Ribeiro apontou que o presidente do município “refugia-se no argumento de que as obras são importantes para a descarbonização”, atentando “os carros que ficam parados em hora de ponta continuam a emitir emissões de carbono.” Apesar de defender a requalificação dos centros, o vereador realçou que “não se pode trazer prejuízos para os espaços, mitigando o trânsito automóvel nas zonas das escolas.”
Segundo o vereador, “com uma obra que custou mais de quatro milhões de euros, o município deve ter o quotidiano dos vimaranenses em conta.”
Já Domingos Bragança considera que esta obra é “uma intervenção de qualidade”, lembrando que este “é um investimento para a coesão do território, para que todos sintam que são vimaranenses.” De acordo com o autarca, o objetivo “não é levar carros para as Taipas”, mas sim “devolver o espaço público e de reunião aos vimaranenses.”
Visando a descarbonização, o presidente do município destacou a necessidade da promoção do “uso das bicicletas e do transporte público em nome do combate às alterações climáticas”. Domingos Bragança acrescentou que as pessoas “têm de suportar o sacrifício de mudança de comportamentos”, que é feito “com boas intenções”. Para isso, “é necessário investir em todas as freguesias e dar-lhe centralidade” afirmou o autarca.
No final, Domingos Bragança defendeu as iniciativas que os jovens realizam de forma a combater as alterações climáticas, mas sem apoiar o ataque feito a Duarte Cordeio, ministro do Ambiente e da Ação Climática, que ocorreu esta semana.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro.
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.