PSD Guimarães entrega plano de Desenvolvimento Económico à “gestão socialista”
O PSD entregou à câmara de Guimarães "contributos para o desenvolvimento económico estratégico do concelho".
“O Município tem um papel central e muito relevante na definição e execução de uma nova política estratégica para o desenvolvimento da economia do concelho que há muito deveria ter sido colocada em prática. Entregamos, assim, o nosso contributo com 10 eixos prioritários, 10 objetivos e um conjunto de medidas para ajudar o PS a fazer o mais rapidamente possível aquilo que ainda não foi capaz de realizar ao longo de décadas de governação municipal”, justificou o vereador social-democrata.
Na reunião do executivo descentralizada e dedicada à temática da empresarial e económica, inserida no programa do “Mês da Economia” que o município lançou, o vereador e líder do PSD, Ricardo Araújo, entregou um “contributo social-democrata para os problemas e desafios que temos pela frente no domínio do desenvolvimento empresarial e económico no nosso concelho, sendo urgente a criação de condições para que os nossos setores tradicionais possam continuar a prosperar, para a diversificação do nosso tecido económico e para a captação de mais investimento nacional e internacional”.
Defendendo a “elaboração urgente” de um Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico do Concelho, e tendo voltado a falar da necessidade da criação da Agência para o Desenvolvimento Económico de Guimarães, Ricardo Araújo acrescentou que, «como vem sendo marca da nossa atuação política, não nos limitamos a identificar o que está mal e a criticar a governação autárquica socialista, mas estamos acima de tudo empenhados e comprometidos com a elaboração e apresentação de propostas e soluções para valorizar Guimarães e os vimaranenses”.
Por isso, apresentou um programa com 10 eixos prioritários, 10 objetivos e um conjunto de medidas porque “importa rapidamente criar instrumentos e equipas qualificadas dedicadas ao apoio aos empresários locais, à captação de investimento direto nacional e estrangeiro, à diplomacia económica, à promoção do empreendedorismo, à promoção da inovação, à promoção e cooperação entre a Universidade e as empresas, à atração e fixação de talento jovem”, defendeu.
Ricardo Araújo explicou que os contributos entregues pelo PSD à gestão socialista da Câmara Municipal de Guimarães foram construídos “em parceria com um conjunto de empresários, gestores, economistas e académicos, que nos emprestaram o seu valioso contributo para a construção que entendemos fundamental e urgente de um Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Guimarães”.
Ironizando, acrescentou que “Não vamos lá só com um mês dedicado à economia e às empresas ao fim de três décadas de governação socialista. Precisamos de uma verdadeira estratégia que responda aos anseios e preocupações com que está confrontado o desenvolvimento industrial e económico do nosso concelho”, considerou Ricardo Araújo.
O líder laranja disse ainda que “ninguém aceita e entende que o PSD ande há longos anos a reivindicar acessos dignos para os parques industriais já existentes, a construção de novas áreas industriais devidamente infraestruturadas e a criação de bolsas de terrenos para a expansão industrial ou a fixação de novas empresas sem que o PS tenha movido uma palha nesse sentido. Temos visão, temos estratégia e temos propostas, para valorizar o desenvolvimento industrial e económico do nosso concelho. Esperamos que a Câmara acolha estas propostas e acabe com os ziguezagues constantes nesta matéria, característicos do PS local”, acusou.
Ricardo Araújo apontou ainda, na reunião do executivo municipal, um novo objetivo estratégico para o concelho: a candidatura de Guimarães a Cidade Europeia da Inovação. “Defendemos que Guimarães deve começar a fazer efetivo caminho para poder ser candidata a Cidade Europeia da Inovação, dentro de alguns anos. O PSD entende que é através da inovação que seremos capazes de dar maior competitividade aos nossos setores tradicionais, que seremos capazes de atrair e fixar talento, de diversificar a economia, criar e atrair novas áreas, com novas tecnologias e mais valor acrescentado, que aumentem o rendimento dos nossos trabalhadores e das famílias, criando por esta via melhores condições de vida no nosso concelho”, suportou Ricardo Araújo.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, seis Uniões de Freguesia, juntas desde 2013, vão desagregar-se no próximo ano, nas eleições autárquicas. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.
Dezembro 26, 2024
O Vitória Sport Clube anunciou uma Conferência de Imprensa para a apresentação do novo treinador da equipa principal, com início pelas 14h30 no auditório do estádio D. Afonso Henriques.
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro.