CAMPEONATO DO MINHO DE BTT DOWN HILL EM GUIMARÃES
JOSÉ LUÍS RIBEIRO Presidente da Associação de Ciclismo do Minho
por JOSÉ LUÍS RIBEIRO
Presidente da Associação de Ciclismo do Minho
Superando o ocorrido em anos anteriores, a montanha da Penha assistiu no passado domingo à quarta prova do Campeonato do Minho de BTT Down Hill (DHI) que trouxe a Guimarães cerca de uma centena de atletas portugueses e espanhóis.
Surpreendeu não apenas a espetacularidade das descidas e o nível competitivo da prova – com vários pilotos de Guimarães nos primeiros lugares – mas, sobretudo, o número bastante expressivo de espetadores que se espalhou ao longo de toda a descida que teve início junto ao Mini Golfe da Penha. De facto e ultrapassando o ocorrido em anos anteriores, o público afluiu em grande número, na ordem de várias centenas, contribuindo também ele para o sucesso da competição e emprestando entusiasmo e brilho redobrados. O mesmo aconteceu na véspera da prova, aquando dos treinos não oficiais, também com muitos atletas a descerem a Penha na presença de muito público.
O Down Hill (desporto de natureza que consiste em descer, de bicicleta, o mais rápido possível um determinado percurso com diversas irregularidades ou obstáculos), tem tradição em Guimarães e a Penha é um dos locais de excelência para a sua prática, estando quase todos os ingredientes reunidos para que os eventos desta vertente do ciclismo lá realizados sejam um sucesso.
Além da Irmandade da Penha, parceira imprescindível nestas actividades, as provas de Down Hill em Guimarães (a exemplo do que sucede em São Torcato com o apoio da Junta de Freguesia), devem-se fundamentalmente à persistência da Associação de Ciclismo do Minho e ao trabalho dedicado de um punhado de jovens (e de outros menos jovens) apaixonados pelo Down Hill, que se aplicam de corpo e alma à tarefa de viabilizar as provas, cooperando tanto individualmente como reunidos em grupos como o Getpro e São Torcato DH. São eles que também proporcionam aos principiantes na modalidade o enquadramento técnico tão necessário a uma modalidade como o Down Hill.
O Down Hill vimaranense, se estimulado, reforçaria certamente o seu desenvolvimento e, tal como outros eventos desportivos, potenciaria o incentivo da prática desportiva, contribuiria para o desenvolvimento do turismo e da economia local e favoreceria a difusão da imagem de Guimarães e, no caso concreto, da montanha da Penha.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 22, 2024
O sinistro, cujas causas estão a ser investigadas pelas autoridades, provocou constrangimentos no trânsito, originando longas filas.
Dezembro 22, 2024
No regresso ao campeonato, o Vitória recebe esta segunda-feira o Nacional da Madeira, numa partida agendada para as 18h45.
Dezembro 22, 2024
O evento iniciou-se com uma atuação musical das crianças que frequentam a EB1/JI de S. Faustino, que interpretaram uma canção de Natal, desejando Boas Festas a todos os presentes.