Uminho é a academia portuguesa mais sustentável segundo o ranking GreenMetric
Universidade do Minho está entre as mais sustentáveis do mundo, é a melhor academia portuguesa e a 105ª do mundo, segundo o novo ranking GreenMetric.
O “UI GreenMetric World University Rankings 2023”, avaliou a sustentabilidade ambiental de 1.183 universidades de todo o mundo e foi agora publicado. A UMinho é líder nacional desde 2017, quando se estreou nesta lista, e sobressai este ano na utilização de águas, no tratamento de resíduos, na educação e na investigação. O pódio do ranking inclui as universidades de Wageningen (Países Baixos), Nottingham Trent (Reino Unido) e Umwelt-Campus Birkenfeld/Trier (Alemanha).
Os resultados demonstram que a sustentabilidade ambiental “é uma marca identitária da UMinho, faz parte de um compomisso estratégico de liderança nesta área para construir uma comunidade mais saudável, vibrante e participativa, com vista a um futuro melhor. E eevelam também o esforço da instituição em prol do desenvolvimento sustentável através do ensino, investigação e transferência de conhecimento, bem como nas suas práticas internas, políticas e procedimentos”, explica fonte da academia minhota.
Perante esta posição, o reitor, Rui Vieira de Castro referiu que as instituições de ensino superior têm “uma responsabilidade adicional” na sustentabilidade, considerada a “principal solução para os desafios globais segundo entidades como as Nações Unidas, o Fórum Económico Mundial e o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável”.
O bom desempenho da UMinho neste ranking desde 2017 levou a ser escolhida para coorganizar o “9th International Workshop on UI Greenmetric”, que decorreu em junho de 2023, em Braga. O encontro foi dedicado ao tema “Innovation, Impacts and Future Direction of Sustainable Universities”, contando com especialistas dos cinco continentes e a atribuição de prémios às universidades mais sustentáveis do mundo.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 2, 2025
Mais Guimarães, o semanário digital vimaranense, que tem tudo que precisa de saber, gratuitamente.
Janeiro 2, 2025
Quarenta e seis dos 88 reclusos do Estabelecimento Prisional de Guimarães, subscreveram um abaixo assinado onde denunciam as “condições desumanas” no espaço. O documento referencia falta água quente para tomar banho, pouca comida e fria e apoio clínico é insuficiente.
Janeiro 2, 2025
O Moreirense arranca o ano de 2025 com uma partida frente ao AVS, marcada para este sábado, dia 04 de janeiro, às 15h30.