CDU reuniu com CIM do Ave para debater medidas de promoção do uso de transporte público
Uma comitiva da CDU de Braga reuniu esta quarta-feira, dia 31 de janeiro, com a CIM do Ave para debater medidas e a oferta dos transportes públicos na região.
A reunião com a CIM do Ave contou com a presença de Sandra Ribeiro, cabeça de lista da candidatura da CDU por Braga, Torcato Ribeiro, mandatário regional da CDU e membro da Assembleia Municipal de Guimarães, Inês Rodrigues e Ana Sofia Cabeleira.
Na sessão, a CDU defendeu que a população apenas pode reduzir a utilização do seu transporte particular com “condições vantajosas”, pode ler-se em comunicado enviado às redações. A comitiva presente na reunião colocou a hipótese de “articulação da oferta de transportes entre as CIM do Cávado, CIM do Ave e a Área Metropolitana do Porto”, o que “seria uma enorme mais-valia”, acrescenta a nota.
O partido refere que o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART) “levou a um aumento global de passageiros nos transportes públicos e teve um impacto significativo no financiamento do sistema de transportes, na poupança das famílias e na simplificação dos sistemas tarifários, atraindo assim novos passageiros para o transporte público coletivo.”
A CDU dá conta ainda de que o passe intermodal “facilitou a utilização dos transportes públicos geridos pelas diferentes operadoras, respondendo às necessidades da população”, apontando como exemplo a “criação de um passe no valor máximo de 40 euros nas Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa. A comitiva defende que essa medida “permite viajar em toda a área metropolitana sem ter de adquirir diferentes passes, conforme as operadoras que gerem o serviço. Pode e deve ser replicado no distrito de Braga.”
Na reunião, a delegação partilhou queixas de utentes relativamente à falta de oferta de transporte público e as queixas sobre as condições de trabalho e remunerações dos trabalhadores da concessionária Transdev.
Foi também debatida a concessão AVE Mobilidade, que serve as populações de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela A delegação da CDU.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 21, 2025
Esta iniciativa, além de gratuita, oferece um certificado de participação.
Janeiro 21, 2025
A Câmara de Santo Tirso anunciou o arranque da empreitada que tem duas fases.
Janeiro 21, 2025
O encontro acontece num restaurante, no Parque da Cidade e é dirigido aos órgãos de comunicação.