Partidos continuam nas ruas do distrito de Braga a menos de uma semana das legislativas

Os partidos políticos continuam em campanha eleitoral pelos concelhos do distrito de Braga até ao dia 08 de março.

© Direitos Reservados

O distrito de Braga conta com 780 mil eleitores, que poderão escolher entre 17 candidaturas nas eleições legislativas do próximo domingo, dia 10 de março, para eleger 19 deputados. As listas candidatas por Braga são as seguintes: Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM), PS, Chega, Iniciativa Liberal, CDU, Bloco de Esquerda, Nova Direita, “Nós, Cidadãos”, RIR (Reagir, Incluir, Reciclar), PAN (Pessoas — Animais — Natureza), Alternativa 21, Alternativa Democrática Nacional, Livre, Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses, Ergue-te, Juntos pelo Povo e Volt Portugal.

Nas últimas eleições legislativas, em 2022, o PS conseguiu nove deputados, o PSD oito e o Chega e a Iniciativa Liberal (IL) um cada.

CDU

Além de ações de ruas em várias freguesias vimaranenses, a CDU também realizou uma campanha em Gondar, Guimarães, em que marcaram presença Agostinho Lopes, dirigente do PCP e antigo deputado da CDU eleito por Braga, Inês Rodrigues, segunda candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Braga, e Torcato Ribeiro, mandatário na candidatura da CDU por Braga.

Na visita à freguesia vimaranense, Agostinho Lopes apontou que “os deputados da CDU na Assembleia da República fazem toda a diferença, seja na identificação dos problemas sentidos pelos trabalhadores e populações, seja na proposta e luta para a resolução dos mesmos.”

Já Inês Rodrigues referiu que “é hora de mudar de política, olhar para quem trabalha ou trabalhou uma vida inteira, e que neste momento precisam de ver valorizados os seus salários e pensões, precisam de respostas às problemáticas da habitação, precisam de ver salvaguardado o seu direito á saúde e à defesa do SNS.”

Na passada quinta-feira, dia 29 de fevereiro, a CDU esteve no centro de Guimarães em contacto com a população reformada: “Num quadro em que muitos prometem tudo, como o aumento das pensões de reforma, convém recordar que ainda no final do ano passado, PS, PSD, IL e Chega chumbaram a proposta da CDU para o aumento das pensões de reforma em 7,5% e um mínimo de 70 euros”, lê-se em nota publicada nas redes sociais.

Livre

© Livre

Uma comitiva do Livre visitou, na passada sexta-feira, dia 01 de março, o Centro de Recolha Oficial de Guimarães, para ver as condições dos animais e perceber o prazo do início das obras “de ampliação deste espaço vital para a dignidade e para a saúde dos animais do concelho”, lê-se em comunicado. Os candidatos do Livre visitaram no mesmo dia os comerciantes da feira semanal de Guimarães.

A cabeça de lista do Livre por Braga, Teresa Mota, e Bruno Machado, candidato do partido por Braga, reuniram com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), em que elencou problemas da associação como orçamento reduzido e necessidade de um espaço adequado e ainda alertou para o crescimento de casos de violência no namoro e violência sobre as crianças.

Teresa Mota defendeu a necessidade de “desenvolver campanhas de prevenção e sensibilização contra a violência no namoro, violência doméstica e de género, mutilação genital feminina e assédio moral e sexual, com ênfase no contexto escolar.” Além disso, alertou que é preciso “reforçar o apoio às organizações não governamentais que trabalham na prevenção da violência e/ou apoio às vítimas de violência e a formação das forças de segurança, profissionais de saúde e outros profissionais no que respeita à prevenção em situações de perigo.”

Bloco de Esquerda

© BE

Uma comitiva do BE reuniu com a Cáritas Braga nesta segunda-feira, dia 04 de março, e Bruno Maia, cabeça de lista por Braga, constatou que “um dos muitos problemas com que as vítimas de violência doméstica se deparam, em Braga, é o problema da falta de habitação.”

O BE aponta que a Cáritas Braga recebeu 3.394 pessoas e Bruno Maia defende “que as mulheres vítimas de violência doméstica e os seus filhos devem ter prioridade na atribuição de habitação pública e a custos controlados, no caso de terem de abandonar a moradia familiar. Defendemos também que as medidas de coação de afastamento da vítima têm de prever que quem abandona a casa de morada de família é o agressor e não a vítima.”

O partido também reuniu com a administração da Unidade Local de Saúde do Médio Ave, que integra as unidades hospitalares de Famalicão e Santo Tirso. Na sessão, o cabeça de lista do BE por Braga alertou que “é agora necessário um novo edifício em Famalicão para dedicar, entre outras especialidades, à saúde mental, cujas necessidades têm aumentado no nosso distrito.”

Para Bruno Maia, é também “fundamental capacitar o Serviço Nacional de Saúde e dignificar as carreiras dos seus profissionais. Por isso, defendemos a criação de regime de exclusividade, com majoração de 40% sobre o salário bem como a autonomia e responsabilização das administrações das unidades do SNS que permitam resposta adequada e em tempo útil às necessidades de cada momento.”

Partido Socialista

© PS

Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS, esteve em Guimarães numa arruada no passado domingo, dia 03 de março, em que estiveram também José Luís Carneiro, cabeça de lista por Braga do PS, Domingos Bragança, presidente do município de Guimarães, e Ricardo Costa, quarto candidato do PS por Braga.

A arruada percorreu as principais ruas da cidade e foi também marcada por um incidente, em que um homem insultou os militantes socialistas da varanda. A campanha seguiu posteriormente para Vizela. Uma comitiva do PS visitou, nesta segunda-feira, dia 05 de março, a Santa Casa da Misericórdia de Vizela e as Termas de Vizela.

Nesta segunda-feira, os candidatos socialistas José Luís Carneiro, Palmira Maciel, Irene Costa e Nuno Barreto visitaram o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto. Nessa visita, o cabeça de lista por Braga defendeu “a recuperação total do tempo congelado dos professores e de todas as carreiras da administração pública. Apesar das medidas desenvolvidas no último ciclo político que retiraram da precariedade mais de 22.500 professores, é inegável o clima de descontentamento a que é necessário atender, dando continuidade a um percurso iniciado de valorização das carreiras.”

Relativamente à gestão das escolas, José Luís Carneiro pretende “simplificar os mecanismos de comunicação entre os Serviços do Ministério da Educação e as Escolas, incluindo a criação de um ponto de coordenação da comunicação direta para evitar redundâncias, e garantir a uniformização dos sistemas e interoperabilidade entre os mesmos.”

PAN

© PAN

O cabeça de lista do PAN pelo distrito de Braga, Rafael Pinto, reuniu com o Sindicato dos Enfermeiros do Minho para conhecer as reivindicações dos profissionais no distrito. Rafael Pinto aponta que “as condições de carreira atuais não são dignas, com uma carga horária demasiado elevada, falta de progressão nas carreiras e vínculos precários. O PAN defende um maior investimento no sistema nacional de saúde e a valorização de todos os profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e auxiliares.”

Rafael Pinto refere que o PAN propõe um aumento salarial de 30% para os médicos, uma subida do escalão 15 para o 21 no início de carreira dos enfermeiros, que se reflete num aumento de 300€ para jovens enfermeiros, e ainda a regulamentação da carreira dos auxiliares de saúde, propostas que “são essenciais para captar mais jovens e profissionais para o nosso sistema de saúde e reduzir a emigração.

Inês de Sousa Real, porta-voz do PAN, estará no distrito de Braga nesta quarta-feira, dia 06 de março, para visitar o centro Novais e Sousa em Braga e para reunir com a administração do hospital de Braga.

Iniciativa Liberal

© IL

Rui Rocha, líder da Iniciativa Liberal, esteve no dia 03 de março na sua cidade natal, em Braga, para uma campanha junto dos apoiantes liberais. A campanha realizou-se pelas ruas da cidade bracarense e ainda também no Mercado Municipal de Braga.

As ações de ruas da IL passarão pelas cidades de Braga e Guimarães nesta terça-feira, dia 05 de março, por Barcelos e Braga na quarta-feira, dia 07 de março, e também na quinta-feira, dia 08 de março.

Aliança Democrática 

© AD

Durante os últimos dias, os candidatos da AD estiveram em várias empresas do distrito de Braga. Para a coligação, “é preciso libertar recursos, às empresas e ao próprio Estado e instituições, para que se baixe os custos de atividade, sobretudo na burocracia e na carga fiscal, para que se possa pagar melhores salários e promover mais investimento. Vamos reduzir o IRS para todos, com redução das taxas, especialmente para a classe média e a fixação de um teto máximo de 15% no IRS para os jovens até aos 35 anos. O IRC terá uma redução gradual para 15% em 2 pontos percentuais ao ano. O objetivo é garantir um crescimento do PIB próximo de 3,5% no final desta legislatura e 4% na próxima”, lê-se em nota publicada nas redes sociais.

Na passada quinta-feira, dia 29 de fevereiro, uma comitiva da AD reuniu com o juiz-presidente da Comarca de Braga e administradores judiciais. Na sessão, o cabeça de lista revelou que “a situação que se vive nos tribunais do distrito de Braga é terceiro-mundista. O grave estado de degradação das condições de trabalho está a provocar atrasos e problemas acrescidos ao funcionamento da justiça.”

Em Guimarães, uma comitiva da AD, em que esteve Ricardo Araújo, número dois por Braga, visitou o Mercado Municipal de Guimarães onde esteve a realizar uma campanha de rua junto dos vimaranenses.

Luís Montenegro, líder da AD, estará em Braga nesta quarta-feira, dia 06 de março, para um comício no Altice Forum. A sessão tem início às 15h00 e contará também com Hugo Soares, cabeça de lista da AD por Braga.

Chega

© Chega

Na passada terça-feira, dia 27 de fevereiro, André Ventura, líder do Chega, esteve em Guimarães para um jantar comício onde com cerca de 400 apoiantes.

Na sexta-feira passada, dia 01 de março, o Chega realizou uma arruada em Guimarães, nomeadamente no Mercado Municipal e a Feira Municipal. As ações de rua na cidade berço continuam nesta terça-feira, dia 05 de fevereiro. Durante esta manhã, o partido político esteve em Vizela. Durante a semana, o Chega esteve também a realizar arruadas em Fafe, Braga, Barcelos, Terras de Bouro e Póvoa de Lanhoso.

Volt Portugal

Na passada terça-feira, dia 27 de fevereiro, o Volt Portugal realizou uma campanha na estação de autocarros, hospital de Guimarães e Universidade do Minho durante o período da manha e no campus de Braga da instituição minhota durante a tarde. As sessões contaram com Duarte Costa, co-presidente e cabeça de lista europeia, e Miguel Amador, cabeça de lista do Volt pelo distrito de Braga.

ADN

© ADN

No passado domingo, dia 03 de março, o Alternativa Democrática Nacional (ADN) realizou uma arruada em Braga, na Rua do Souto. A sessão contou com a presença de Gonçalo de Melo Bandeira, cabeça de lista do ADN por Braga, Bruno Fialho, presidente do ADN, e os cabeças de lista do partido pelo Porto e Lisboa.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES