Mais de quatro centenas de jovens participaram na 16ª edição da RoboParty

A 16ª edição da RoboParty que decorreu entre 21 a 23 de março na Universidade do Minho, em Guimarães, sagrou-se em "mais um sucesso" pelo aumento no número de equipas participantes. Esta edição contou com quase 450 jovens em 111 equipas inscritas, quatro vindas de Espanha e quatro vindas do Brasil, e as restantes provenientes de todo o país, faz saber Fernando Ribeiro, docente da Academia, no Laboratório de Automação e Robótica.

© Leonardo Pereira / Mais Guimarães

No dia 21, na sessão de abertura solene, destaque para a presença de Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, Adelina Paula Pinto, vice presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e do presidente da Escola de Engenharia, Pedro Arezes, que salientaram a importância do evento, quer a nível tecnológico, quer a nível educacional.

A 16ª edição da RoboParty teve como primeira formação a construção da placa controladora e soldadura de componentes eletrónicos, com a entrega dos componentes eletrónicos e mecânicos para construção do Kit 100% Português e compatível com Arduino, o robô Bot’n Roll ONE A, desenvolvido pela botnroll.com, spin-off da Universidade do Minho.

Posteriormente os participantes deram início à construção do robô. Os participantes puderam, em paralelo, desfrutar de algumas atividades lúdicas e desportivas como torneio de ténis de mesa, um peddy paper, tiro ao arco, treino funcional, basquetebol ou um torneio de xadrez.

© Leonardo Pereira / Mais Guimarães

Os professores inscritos na formação acreditada assistiram ainda à formação em MatLab e Simulink proferida por Ascension Vizinho-Coutry, representante Europeia da MathWorks, que demonstrou ainda uma nova biblioteca desenvolvida propositadamente para o robô botnroll.

Após o jantar, ainda no dia 21, deu-se a atuação da Tun’Obebes – Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho, e da Afonsina – Tuna de Engenharia da Universidade do Minho. Os participantes continuaram, no entanto, a trabalhar noite dentro e “uma boa percentagem ficou mesmo a noite toda a trabalhar, com muita alegria e boa disposição, tal era a vontade de ver o robô construído e programado”, conta Fernando Ribeiro.

© Leonardo Pereira / Mais Guimarães

No segundo dia do evento decorreu a formação sobre programação de robôs “Arduino IDE” e de seguida os participantes começaram a programar o seu Bot’n Roll ONE A. Da parte da tarde decorreram dois desafios robóticos “Obstáculos” e “Race of Champions”.

No terceiro dia, sábado, 23, decorreu o desafio “RoboParty Fun Challenge”, onde cada robô teve de empurrar dezenas de bolas de ténis de mesa para o campo adversário. Após o almoço, na cantina da Universidade do Minho, deu-se início ao desafio de Dança, que contou com a presença de muito público.

Por fim decorreu a entrega dos prémios aos três primeiros classificados de todos os desafios desportivos e robóticos.

A RoboParty ofereceu formação certificada a 63 professores, com 30 horas de formação, 1.2 unidades de crédito, através do Centro de Formação Francisco de Holanda.
A organização destaca também o empenho dos cerca de 70 voluntários alunos de Electrónica Industrial, para além de cerca de 40 outros elementos na organização.

A RoboParty é organizada pelo Laboratório de Automação e Robótica da Universidade do Minho e pela botnroll.com, spin-off da Universidade do Minho.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES