Seleção nacional defronta a Bósnia em Guimarães com olhos no Mundial

Comandados de Paulo Pereira estão reunidos desde segunda-feira na cidade berço para prepararem o embate frente à Bosnia e Herzegovina desta quinta-feira, pelas 19h30 no Pavilhão Unidade Vimaranense.

© FAP

A seleção nacional de andebol é cabeça de série neste Play-Off para o próximo Mundial, que vai apurar 11 seleções para esta competição, que terá lugar na Croácia, Dinamarca e Noruega, em janeiro de 2025.

A formação das quinas almeja a terceira qualificação consecutiva para o IHF World Championhsip, no qual Portugal já participou por cinco ocasiões em toda a história. Recorde-se que a Seleção Nacional terminou na 13.ª posição, em 2023, e três postos acima, em 2021, no Egipto.

Para alcançar este feito, os Heróis do Mar terão que levar de vencida a formação da Bósnia e Herzegovina no agregado dos dois jogos do Play-Off, sendo que o primeiro terá lugar em Guimarães, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranenses, esta quinta-feira, pelas 19h30 e, posteriormente, no domingo, na cidade de Tuzla, nos Balcãs.

Paulo Pereira, Selecionador Nacional de 59 anos, em declarações à Fedesarão de Andebol de Portugal, acredita ter uma formação mais forte do que o conjunto balcânico mas não o subestima: “Claro que assumimos o favoritismo. Se não nos conseguirmos apurar para o play-off, é um autêntico fracasso, embora o fracasso esteja sempre a caminho do êxito. Não se pode ganhar sempre. Não se vai perder sempre. Obviamente, somos favoritos. É importante eles sentirem que não nos podem ganhar. Às vezes, o resultado pode não ser exatamente o espelho do que acontece no jogo. Temos de os fazer sentir que somos melhores. A partir daí, se tudo acontecer normalmente, vamos vencer, esperando a maior margem possível”, disse.

© FPA

Esta formação balcânica, recorde-se, não é apurada para um Campeonato do Mundo desde 2015, altura em que foi ao Qatar, vencendo o Grupo 5 de qualificação, onde estava Portugal e, posteriormente, venceu no Play-Off a Islândia, pela margem mínima. Nesta participação, a Bósnia e Herzegovina apenas somou uma vitória, na estreia frente ao Irão, tendo sido afastada precocemente da prova.

O histórico de confrontos entre Portugal e Bósnia e Herzegovina é de apenas três jogos oficiais. Os dois primeiros duelos de sempre entre as as duas Seleções Nacionais foram referentes, tal como agora, à qualificação para o Campeonato do Mundo, no caso de 2015, mas antes do derradeiro Play-Off.

Portugal, Bósnia e Herzegovina, Letónia e Estónia disputaram o Grupo 5 da qualificação e à 3.ª jornada, a 03 de novembro de 2013, os bósnios venceram por 31-29, na sua capital, Sarajevo.

Mais tarde, Portugal vingou o desfecho do primeiro jogo e venceu a Bósnia e Herzegovina a 12 de janeiro de 2014, em Mafra.

A última vez que as duas Seleções Nacionais cruzaram caminhos foi precisamente seis anos depois, a 12 de janeiro de 2020, desta vez a contar para o Grupo D do Campeonato da Europa. Os Heróis do Mar venceram por 27-24.

Os bilhetes para o jogo Portugal x Bósnia e Herzegovina têm um custo de 12 euros e podem ser adquiridos online e também na bilheteira do Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, a partir das 10h00 desta quinta-feira.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES