Mais de 350 estudantes do secundário fazem da UMinho a sua casa durante uma semana
Na próxima semana, mais de 350 jovens do 9º ano ao ensino secundário vão “viver” na Universidade do Minho e nas cidades de Guimarães e Braga, envolvendo-se em 24 atividades científicas e lúdicas.

Há alunos do Norte de Portugal, mas também de Leiria, Fundão, Cascais, Grândola, Açores, Madeira… e até de França.
Esta é a 16ª edição do programa “Verão no Campus”, projeto que surgiu em 2009 e já envolveu quase seis mil jovens dos vários continentes, e que pretende apoiar os participantes inscritos na escolha de um curso superior, aprofundando o conhecimento sobre áreas vocacionais e sobre esta academia.
Nas salas de aula, nos laboratórios, nos jardins ou nas ruas das duas cidades, 42 monitores (estudantes da UMinho) conduzirão os visitantes entre atividades, essas realizadas por mais de 50 investigadores e professores da casa.
As atividades propostas incluem, por exemplo, montar baterias, experimentar outras línguas, arriscar novas arquiteturas, tomar lugar num tribunal, conhecer um supercomputador, ser jornalista por um dia, acompanhar um parto simulado, explorar os biomateriais, e outras.
O programa começa na segunda-feira de manhã, dia 22, com sessões de apresentação em cada uma das 12 Escolas e Institutos da Universidade que acolhem as atividades.
Depois, seguem-se as emoções dos laboratórios, os diálogos com docentes, o sentir da vida académica. No último dia, sexta-feira, a despedida acontece pelas 16h00, no auditório A1 do Campus de Gualtar, prevê-se uma conversa dos participantes com membros da equipa reitoral, a entrega de diplomas e prémios, alguns jogos interativos e atividades informais.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 16, 2025
O Vitoria, 6.º classificado do campeonato recebeu na noite deste domingo, 16 de março, o Estrela da Amadora, 16.º e antepenúltimo.
Março 16, 2025
Moreirense e Boavista encontraram-se esta noite no fecho da jornada, registe-se uma vitória dos cónegos por 1-0, a primeira de Bacci.
Março 16, 2025
Na manhã deste sábado, 15 de março, foram inaugurados alguns dos trajetos da Ecovia do Ave, nomeadamente os percursos entre o Parque de Lazer de Barco e o Parque de Lazer das Taipas, numa extensão de 2,5 quilómetros, e em Brito, entre a Rua dos 8 Moinhos e um troço de 800 metros.