RoboCup: Universidade do Minho ficou em primeiro lugar na categoria “Scientific Challenge”

A prova de robótica teve lugar em Eindhoven, nos Países Baixos, entre 15 e 22 de julho.

© UM

O Laboratório de Automação e Robótica da Escola de Engenharia da Universidade do Minho participou no RoboCup 2024 com dois docentes e 10 alunos em duas ligas diferentes: A liga de Futebol Robótico Middle Size League (com robôs até 40 kg); e na liga RoboCup@Home com o robô CHARMIE.

A equipa da escola do campus de Azurém, em Guimarães, conquistou a categoria “Scientific Challenge”, em que foi apresentada uma solução inovadora para calcular a localização dos robôs com recurso a Inteligência Artificial. “As outras equipas querem agora adotar esta solução”, garante Fernando Ribeiro, professor da instituição minhota.

Além disso, a equipa do Futebol Robótico obteve o sexto lugar entre 9 equipas e a formação @Home chegou à quinta posição lugar, entre 19 equipas. O docente responsável pelo projeto enaltece o trabalho dos membros, referindo que “os alunos merecem um louvor especial por nunca terem desistido de trabalhar, dormindo uma média de duas/três horas por noite, para que os robôs conseguissem realizar as respetivas provas.”

A equipa da Universidade do Minho foi composta pelos professores Fernando Ribeiro e Gil Lopes, e ainda pelos alunos Tiago Ribeiro, Bruno Silva, Renata Martins, Inês Garcia, Diogo Martins, António Ribeiro, Carolina Lopes, Rúben Silva, Tiago Oliveira e Rui Martins.

O RoboCup é o maior evento de robótica em todo o mundo, onde equipas de investigação científica desenvolvem robôs móveis e autónomos.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES