UMinho lidera projeto europeu para reduzir químicos na viticultura
O projeto chama-se Vinny, reúne dez países e conta com 8,3 milhões de euros do programa "Horizonte Europa".

A Universidade do Minhol idera um projeto europeu, com um financiamento de 8,3 milhões de euros, que tem como objetivo reduzir em 50% os químicos na viticultura.
Segundo a UMinho, o projeto visa “criar nanobiopesticidas e nanobiofertilizantes para combater pragas na viticultura, protegendo o ambiente, aumentando a produção, reduzindo custos e enfrentando as alterações climáticas.”
A instituição minhota acrescenta que “estudará os microbiomas de vinhas de Portugal, Espanha, Áustria e Dinamarca para formar cocktails potentes com perfis antifúngicos e fitofarmacêuticos que, por via da nanoencapsulação e estimulação, serão mais estáveis e eficazes.”
O projeto chama-se Vinny, junta 19 parceiros de dez países e conta nos próximos quatro anos com 8,3 milhões de euros do programa Horizonte Europa.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 24, 2025
Esta intervenção abrange uma área total estimada em 300 hectares e tem como principal objetivo a mitigação do risco de incêndios rurais, bem como a proteção de pessoas, bens e ecossistemas.
Abril 24, 2025
O serviço AIMA (Agência para a Imigração e Mobilidade), em Guimarães, tem vindo a desempenhar um papel importante na regularização e integração de migrantes, num esforço articulado entre o Município, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) e a estrutura nacional da Agência.
Abril 24, 2025
O Vitória vai voltar a organizar o Soccer Camp 2025, um programa de férias desportivas e lúdicas que promete encher a Academia vitoriana durante o mês de julho.