Guimarães certificada como Destino Turístico Sustentável
Dá mais um passo na sua jornada para a sustentabilidade ao obter a certificação da EarthCheck.

© CMG
Desde 2013, Guimarães tem sido palco de uma transformação sustentável profunda, fruto de uma estratégia de governança que antecipa a Agenda 2030 e promove o envolvimento de toda a comunidade. O galardão de Capital Verde Europeia 2026 é uma prova desse compromisso, agora reforçado com o reconhecimento Bronze da EarthCheck no processo de certificação de Destino Turístico Sustentável.
O processo de certificação desta entidade internacional é, por definição, progressivo, iniciando sempre pelo bronze, e podendo progredir até à distinção máxima. Ainda em 2025, Guimarães poderá conquistar a certificação Prata.
Para Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, este é um passo fundamental “para afirmar Guimarães como referência internacional no setor”: “Esta certificação é um reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver e um compromisso para o futuro. Queremos que Guimarães continue a crescer enquanto destino sustentável, promovendo um turismo responsável e alinhado com os desafios ambientais e sociais do nosso tempo. Esta distinção reforça a nossa estratégia de valorização do território, beneficiando não só os visitantes, mas sobretudo a nossa comunidade.”
A certificação da EarthCheck trata-se de um selo de qualidade ambiental que reflete a integração da sustentabilidade nas políticas públicas do concelho. Através da criação de uma Destination Management Organization (DMO), foi possível estruturar uma equipa multidisciplinar dedicada à gestão administrativa do processo, alinhando estratégias e políticas com os padrões internacionais.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Fevereiro 11, 2026
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, participou esta terça-feira, em Barcelos, na reunião do Conselho Executivo da Associação de Municípios Pentágono Urbano, que juntou os autarcas de Barcelos, Braga, Vila Nova de Famalicão, Guimarães e Viana do Castelo.
Fevereiro 11, 2026
A Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães, recebe no próximo dia 13 de fevereiro, às 11h00, a palestra “40 Anos da Adesão de Portugal à União Europeia”, iniciativa que assinala as quatro décadas da integração portuguesa no espaço comunitário.
Fevereiro 11, 2026
Para o público em geral, os ingressos têm o custo unitário de cinco euros, estando a disponibilidade limitada à lotação do recinto.
Fevereiro 11, 2026
A Polícia de Segurança Pública deteve, no dia 10 de fevereiro, dois homens em Guimarães, em ocorrências distintas relacionadas com tráfico de estupefacientes e infrações rodoviárias.
Fevereiro 11, 2026
Guimarães vai receber, entre 7 e 10 de julho de 2026, a primeira edição do Guimarães International Saxophone Festival (GISF), um novo evento cultural e pedagógico que pretende afirmar a cidade como ponto de encontro internacional do ensino e da performance musical dedicada ao saxofone.
Fevereiro 11, 2026
O Vitória volta a jogar no Estádio D. Afonso Henriques no próximo sábado, 14 de fevereiro, frente ao CF Estrela da Amadora, em encontro da 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic.





