Guimarães no topo da recolha seletiva de biorresíduos em Portugal
Município regista uma das melhores performances nacionais na recolha de resíduos alimentares, destacando-se pelo modelo porta-a-porta e sistema PAYT.

A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, uma organização não governamental de ambiente sem fins lucrativos, com utilidade pública e de âmbito nacional, divulgou, esta quinta-feira, uma análise em que destaca Guimarães como líder da recolha seletiva de biorresíduos alimentares em Portugal – efetuada pela Vitrus -, ao lado de Seixal e São João da Madeira. O município vimaranense alcançou uma capitação de 144 kg de resíduos alimentares recolhidos por habitante, destacando-se pelo modelo porta-a-porta e pela implementação do sistema PAYT – Pay-as-you-throw, que incentiva a separação correta dos resíduos.
A recolha seletiva de biorresíduos passou a ser obrigatória por lei a partir de janeiro de 2024, mas a maioria dos municípios ainda não conseguiu alcançar uma cobertura significativa. Em Guimarães, o sistema porta-a-porta abrange já 45.000 habitantes, dos quais 7.830 estão incluídos no PAYT, permitindo uma taxa de captura superior a 60%. No total, foram recolhidas 6.608 toneladas de biorresíduos, com a maior fatia a vir de habitações particulares (5.536 toneladas) e o restante do setor da hotelaria e restauração (1.072 toneladas).
A aposta de Guimarães na recolha diferenciada reflete uma estratégia de sustentabilidade e gestão eficiente de resíduos urbanos, reduzindo o envio de resíduos biodegradáveis para aterro e aproximando o município das metas ambientais europeias.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 27, 2025
O corpo foi encontrado na margem do Rio Selho, ao final da tarde.
Março 27, 2025
Os Bombeiros Voluntários de Guimarães (BVG) adquiriram um drone de última geração, dedicado às áreas de socorro e salvamento, colocando a tecnologia ao serviço do socorro que prestam à comunidade.
Março 27, 2025
João Manuel Salgado Alves reside na Rua de S. João, em Selho S. Cristóvão.