Médico vimaranense Hélder Pereira em evento mundial sobre tratamento das lesões de cartilagem do tornozelo
Entre os presentes, esteve o vimaranense Hélder Pereira, Ortopedista e Investigador, que integra há cerca de 15 anos este restrito grupo de estudo, representando assim a Medicina e Traumatologia Desportiva Portuguesa ao mais alto nível.

Decorreu nos passados dias 03 e 04 de Abril, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos da América, a 9ª Conferência da “International Society for Cartilage Repair of the Ankle” para estabelecer, juntamente com alguns dos mais reconhecidos especialistas mundiais de mais de 30 países e 6 continentes , o presente e futuro do tratamento das lesões da cartilagem do tornozelo. Este grupo integra clínicos ligados aos maiores clubes desportivos, federações e seleções de todo o Mundo do Desporto, representando o culminar de um trabalho exigente durante os últimos cinco anos.
O objetivo deste grupo de trabalho foi avaliar todas as opções, avanços e resultados mais recentes para estabelecer as diretrizes internacionais para o tratamento da cartilagem do tornozelo em lesões osteocondrais do tornozelo.
Segundo Hélder Pereira, atual Presidente da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SPAT) , “os problemas da cartilagem, não raras vezes associados a sequelas de entorse do tornozelo, pela sua frequência e potencial impacto na “performance desportiva” (ou mesmo na simples capacidade de praticar desporto) merecem todo o empenho e investimento da sociedade científica. É paradigmática a história de Marco Van Basten, tornada pública pelo próprio, e que foi determinante no alertar para este problema há já algumas décadas, por um dos fundadores deste grupo de estudo, o Prof. Niek Van Dijk.. O tratamento “perfeito” da instabilidade e/ou das lesões da cartilagem do tornozelo estão longe de ser objetivos plenamente alcançados, mas temos hoje seguramente mais e melhores opções para os nossos atletas e demais pacientes”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 18, 2025
Na próxima jornada, a equipa de Moreira de Cónegos recebe o Nacional, dia 27.
Abril 18, 2025
A série Daqui Houve Resistência estreia na RTP1 no dia 25 de abril, sendo transmitida em horário nobre, após o Telejornal, pelas 21h00. A produção conta com cinco episódios, exibidos entre 25 de abril e 02 de maio. Os episódios ficam disponíveis na plataforma RTP Play.
Abril 18, 2025
A vereadora da Educação da Câmara Municipal, Adelina Pinto, manifesta preocupação face ao aumento significativo de crianças com necessidades educativas especiais muito graves, que têm sido.