Faleceu Dimitar Nikolov figura do andebol em Guimarães
Treinador búlgaro de andebol, desempenhou um papel significativo no desenvolvimento da modalidade em Guimarães, deixando uma marca duradoura em várias instituições desportivas da região.

© Dimitar Nikolov
Nikolov esteve vários anos à frente da equipa sénior do Desportivo Francisco de Holanda (DFH), um dos clubes históricos do andebol vimaranense. Sob a sua liderança, o clube competiu na I Divisão Nacional, enfrentando adversários de topo.
Continuidade no Xico Andebol
Com a fundação do Clube Desportivo Xico Andebol em 2009 — sucessor do DFH —, Nikolov manteve-se ligado ao projeto, assumindo funções técnicas nos escalões de formação. Na época 2015/2016, foi apresentado como treinador da equipa de juvenis, contribuindo para a formação de jovens atletas .
Além de Guimarães, Nikolov também treinou o Callidas Clube de Vizela, na II Divisão Nacional, durante a época 2010/2011. A sua liderança foi destacada como motivo de orgulho para os jogadores, muitos deles oriundos de clubes vizinhos como o AC Fafe .
O impacto de Dimitar Nikolov estendeu-se também ao meio académico. Em 2002, participou num projeto de iniciação desportiva nas escolas do 1.º ciclo em Guimarães, avaliando atividades e promovendo o andebol junto das camadas mais jovens . Além disso, integrou a lista de candidatos ao curso de treinadores EHF Master Coach/Grau 4, demonstrando o seu compromisso com a formação contínua .
A presença prolongada de Nikolov em Guimarães fez dele uma figura respeitada no panorama desportivo local, sendo frequentemente recordado como um dos estrangeiros que adotaram a cidade como sua . O seu legado permanece vivo na memória dos clubes e atletas que beneficiaram da sua dedicação e conhecimento.