Portal das Finanças com nova segurança por SMS
O Portal das Finanças passa, a partir de hoje, a disponibilizar um sistema de autenticação reforçada para os contribuintes que acedem à sua área pessoal, através da introdução de um segundo fator de verificação enviado por SMS.

© Direitos Reservados
Segundo nota do Ministério das Finanças enviada à agência Lusa, a nova funcionalidade acrescenta “uma camada extra de proteção” no acesso ao portal, procurando prevenir acessos não autorizados à área reservada do contribuinte.
A adesão ao duplo fator de autenticação é, para já, opcional e está disponível apenas para contribuintes sem atividade empresarial, sendo gradualmente alargada aos restantes contribuintes individuais com atividade empresarial e a pessoas coletivas.
Para aderir, é necessário que o contribuinte tenha o número de telemóvel registado e confirmado junto da Autoridade Tributária (AT). Após a adesão, sempre que o utilizador se autenticar com o NIF e a senha de acesso, receberá no telemóvel um código único, via SMS, que terá de introduzir para aceder à sua conta.
Atualmente, é possível aceder ao Portal das Finanças com o NIF e senha, ou através do Cartão de Cidadão ou da Chave Móvel Digital — ambos já implicam, em muitos casos, um segundo fator de autenticação por SMS. A nova medida reforça a segurança do acesso, num esforço de modernização e proteção dos dados fiscais dos contribuintes.