Executivo Municipal vota requalificação do Centro de Saúde de Pevidém

O Executivo Municipal de Guimarães reúne-se esta terça-feira, 22 de julho, às 10h00, na Sala de Reuniões dos Paços do Concelho, com uma ordem de trabalhos composta por 74 pontos. Um dos temas centrais da sessão será a proposta de abertura do procedimento para a requalificação da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Pevidém.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

A intervenção está orçada em 822.638,33 euros (acrescido de IVA), mas o município antecipa que o valor possa aumentar até 20%. A proposta inclui ainda a repartição de encargos e a assunção de compromissos plurianuais.

Este investimento integra um pacote mais alargado de requalificação de infraestruturas de saúde no concelho. Na reunião de 30 de junho, foi adjudicada a empreitada de requalificação da USF de S. Torcato, no valor de 835.226,98 euros + IVA, com um prazo de execução de 240 dias, a cargo da empresa Novais de Carvalho Engenharia e Construção Unipessoal, Lda.

Foram também iniciados os procedimentos para intervenções nas unidades de saúde de Serzedelo e Ronfe. As obras têm valores base de 806.607,90 euros (Serzedelo) e 926.406,14 euros (Ronfe), ambos acrescidos de IVA.

Apesar de um pedido recente de prorrogação do prazo para apresentação de propostas para estas empreitadas, o Executivo Municipal irá votar a sua manutenção até às 17h00 do dia 24 de julho, quinta-feira. A autarquia defende que o cumprimento dos prazos é essencial, uma vez que os projetos são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que impõe como limite a conclusão das obras até junho de 2026.

“Melhorar os cuidados primários e evitar idas desnecessárias ao hospital”

A vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães e vereadora responsável pelo pelouro da Saúde, Adelina Paula Pinto, a 30 de junho sublinhou a importância destas intervenções para o reforço dos cuidados de saúde primários no concelho.

“Estas obras vão claramente melhorar as condições. Essa é uma área fundamental. Uma das queixas recorrentes dos profissionais e utentes era a falta de condições e de resposta. Estamos a intervir em vários centros de saúde e a resolver, pontualmente, outras questões urgentes”, afirmou.

A vereadora destacou melhorias em curso, nomeadamente na freguesia de Caldas das Taipas, onde será disponibilizado um novo equipamento de raio-X. “Vamos ter uma máquina de raio-X disponível para exames médicos, algo que representa uma melhoria significativa na resposta local”, acrescentou.

Adelina Paula Pinto reforçou ainda o compromisso da autarquia com a prevenção e a proximidade nos cuidados de saúde: “Estamos a apoiar os centros de saúde para que se vá menos ao hospital. O nosso foco é criar uma retaguarda que evite idas desnecessárias ao hospital, melhorando o apoio direto à população através das unidades de saúde locais.”

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS