Bombos e concerto de António Zambujo marcam sexta-feira de Gualterianas
Estão aí as Festas Gualterianas que animam Guimarães até segunda-feira, 4 de agosto.

© Direitos Reservados
Esta sexta-feira, 1 de agosto, a partir das 18h30, o som característico dos bombos marca o início das festividades com o tradicional Desfile e Concentração de Grupos de Bombos pelas ruas da cidade. Estarão presentes os Grupos de Bombos Amigos da Borga, Mestre Zé, Os Completos e Teixeira e Lopes.
Às 20h30, no Largo Condessa do Juncal, realiza-se a sessão de Cantares ao Desafio, um momento popular organizado pela Rádio Fundação, onde o improviso e a tradição oral minhota sobem ao palco. O Festival Internacional de Folclore arranca às 21h00, no Largo da Misericórdia, reunindo grupos nacionais e internacionais num espetáculo de celebração das danças e costumes tradicionais.
Em simultâneo, às 21h30, o Largo de Donães será palco da Noite de Fado, com a fadista Liliana Queiroz e convidados, numa organização da Associação Guimarães Fado.
O ponto alto da noite está marcado para as 22h00, no Largo do Toural, com o concerto de António Zambujo, que sobe ao palco acompanhado pelo Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, num encontro entre a música portuguesa contemporânea e a tradição alentejana. A festa continua noite dentro com um DJ Set a partir da meia-noite, também no Toural.