Situação de Alerta em Portugal Continental prolongada até 13 de agosto
O Governo anunciou o prolongamento da Situação de Alerta em todo o território de Portugal Continental até às 23h59 do próximo dia 13 de agosto, devido ao agravamento do risco de incêndio rural provocado pelas elevadas temperaturas e baixa humidade.

© Direitos Reservados
As medidas preventivas mantêm-se em vigor e incluem: Proibição de acesso, circulação e permanência em espaços florestais definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios; Proibição da realização de queimadas e queimas, com suspensão de todas as autorizações já emitidas, Proibição de lançamento de balões de mecha acesa e fogo de artifício, Proibição de trabalhos em espaços florestais e rurais com recurso a maquinaria que possa gerar faíscas ou calor excessivo, como motosserras, destroçadores e equipamentos de corte.
As autoridades apelam ao cumprimento rigoroso destas medidas, lembrando que o incumprimento pode implicar coimas elevadas e, mais importante, colocar vidas humanas e património em risco.
Segundo a Proteção Civil, o prolongamento desta situação especial visa reduzir ao máximo o potencial de ignição e propagação de incêndios, num período considerado crítico do ano.