Paço dos Duques de Bragança entre os monumentos mais visitados em Portugal em 2024
O Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, recebeu 376.331 visitantes em 2024, mantendo-se como um dos monumentos mais procurados do país, segundo dados divulgados pela Museus e Monumentos de Portugal (MMP).

© Rui Dias / Mais Guimarães
Apesar de uma ligeira descida global de visitantes nos museus, monumentos e palácios nacionais – de 5.157.404 em 2023 para 5.065.228 em 2024 (-1,8%) – o Paço dos Duques continua a afirmar-se como um dos pontos culturais mais relevantes, apenas atrás do Mosteiro dos Jerónimos, da Fortaleza de Sagres e da Torre de Belém.
O organismo público sublinha que o ano de 2024 foi marcado por obras de reabilitação em vários equipamentos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o que contribuiu para a ligeira descida de visitantes em alguns locais. Ainda assim, o Paço dos Duques manteve uma afluência sólida, reforçando o seu estatuto de ícone cultural de Guimarães e de Portugal.
Os visitantes pagantes representaram 66% do total, incluindo 55% de turistas estrangeiros, refletindo o interesse internacional pelo patrimônio histórico português.
O Paço dos Duques de Bragança continua a ser, assim, um dos maiores atrativos culturais do país, mantendo a tradição e o prestígio de um dos monumentos mais emblemáticos de Portugal.