Mostra da Escola de Engenharia da UMinho reúne 40 entidades ligadas à inovação

Guimarães vai acolher no dia 17 de setembro a 3.ª Mostra Inovar & Empreender, organizada pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), na nave central do campus de Azurém. O evento reunirá cerca de 40 empresas e entidades ligadas à inovação, incluindo spin-offs, start-ups e laboratórios da universidade, bem como incubadoras e polos de inovação da região.

© UMinho

A abertura está marcada para as 10h00, com uma visita oficial aos stands por responsáveis da academia, municípios e indústria. Entre as entidades presentes estarão o Centro de Computação Gráfica/ZGDV, o Centro para a Valorização de Resíduos, o Instituto Fibrenamics, o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, o TecMinho, os laboratórios DTx e Done Lab, e incubadoras como Startup Braga, Set.Up Guimarães, MadeIn Famalicão, Start Esposende e StartPoint AAUM. A EEUM participará também com um espaço dedicado a projetos nacionais das Agendas Mobilizadoras do PRR.

Às 11h00, serão homenageados os professores Mário de Araújo e Jaime Ferreira da Silva, pelo seu contributo para a TecMinho, uma das mais antigas interfaces universidade-empresa do país. Segue-se a tertúlia “Da ideia ao negócio de sucesso”, com responsáveis pelas start-ups Biosolve4All (biotecnologia), SpaceEngineer (aeroespacial), OmniumAI (bioinformática) e Wellbeing Warrior (economia digital), que partilharão experiências e responderão a perguntas do público.

Às 14h30, o presidente da Associação Nacional de Inovação (ANI), António Grilo, proferirá a palestra “Ecossistemas de inovação: academia, talento, capital, empresas e o papel das políticas públicas”, abordando temas como a transformação da ciência em negócios sustentáveis, o envolvimento de business angels e a articulação entre universidades, entidades públicas e empresas.

O evento encerra com a sessão “InvestMatch”, dedicada à apresentação de novas ideias de negócio e projetos em fase avançada da comunidade da UMinho a potenciais investidores, com o apoio da TecMinho.

O presidente interino da EEUM, António Vicente, destaca que “a EEUM tem uma ligação inata à sociedade e à transferência de conhecimento para o tecido económico e social”. “Este evento visa dar a conhecer a amplitude e a diversidade das áreas de atuação, de produtos e serviços, quer da Escola como das inúmeras entidades parceiras, cujo impacto regional e nacional é inegável”.

A Mostra Inovar & Empreender integra o programa do Cinquentenário da EEUM e as atividades de acolhimento aos novos estudantes da universidade, convidando toda a comunidade académica a visitar os stands e assistir aos diferentes momentos do programa.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS