António Miguel Cardoso: “Seremos sempre mais fortes se estivermos unidos”
No dia em que o Vitória Sport Clube completa 103 anos, António Miguel Cardoso, presidente da direção do clube, deixou uma mensagem no site oficial de homenagem à história, à comunidade e ao futuro do emblema do rei.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães
“O Vitória Sport Clube foi fundado há 103 anos na cidade de Guimarães, no dia 22 de setembro de 1922. Esta história, feita de paixão e coragem, revelou-se uma das mais bonitas do desporto nacional e europeu e da vida de muitos de nós”, escreveu o dirigente, lembrando o percurso centenário do clube.
Para António Miguel Cardoso, o Vitória SC representa muito mais do que um clube desportivo: “Singular por natureza, o Vitória Sport Clube é parte da identidade, do orgulho e da vida de uma comunidade inteira espalhada pelo mundo. Sabemos, desde cedo, que somos herdeiros de uma história, de um amor e de uma paixão sem igual”.
O presidente sublinhou ainda a importância do presente e do futuro do clube: “Firmes dos nossos princípios e das nossas raízes, precisamos de olhar com seriedade para o futuro. A ambição que nos trouxe até aqui, alicerçada na sustentabilidade e na preservação daquilo que é nosso, continuará a levar-nos cada vez mais longe”.
António Miguel Cardoso lembrou também a dedicação das gerações anteriores: “Não podemos esquecer quem, há 103 anos, deu os primeiros passos, talvez sem imaginar até onde este sonho chegaria e sem consciência do impacto que estava a criar. O Vitória Sport Clube é fruto da dedicação, da perseverança e da resiliência de muitos vitorianos que, ao longo de mais de um século, criaram uma história sem igual”.
A mensagem do presidente destacou ainda o caráter coletivo do clube: “Essa história ensina-nos que seremos sempre mais fortes se estivermos unidos. O Vitória Sport Clube é o resultado de muitas gerações que acreditaram, de todos os membros dos atuais e passados órgãos sociais, de todos os associados e associadas, de todos os colaboradores que se empenham diariamente e de todos os treinadores e atletas que defenderam as nossas cores. Nunca será um resultado individual, mas coletivo”.
No encerramento, António Miguel Cardoso deixou uma saudação a todos os vitorianos: “Hoje celebramos mais um ano de um futuro eterno com a certeza de que este nosso amor continuará a resistir à erosão do tempo. Parabéns a todos os Vitorianos. Viva o Vitória Sport Clube!”