PS quer facilitar a mobilidade para detentores do “Passe Rede Guimarães”
O candidato do PS à Câmara de Guimarães, Ricardo Costa, apresentou uma proposta para implementar o Passe Rede Guimarães, um título único que permitirá deslocações ilimitadas dentro do concelho.

© PS
Em comunicado, explica que o passe será válido para todas as viagens dentro do território do município, sem restrições de trajetos ou duração, estendendo a gratuitidade atualmente limitada aos estudantes no percurso casa-escola-casa. “Com o Passe Rede Guimarães, a gratuitidade passa a abranger todos os movimentos efetuados no município, assegurando maior flexibilidade de utilização e incentivando a mobilidade sustentável. Os cidadãos que atualmente utilizam o passe apenas para casa-trabalho poderão usufruir do mesmo para quaisquer outras viagens dentro do município”, destaca o comunicado.
O passe permitirá, por exemplo, que os utilizadores o empreguem para atividades de lazer, saúde ou serviços, além do percurso habitual casa-trabalho. A proposta prevê ainda alargamento dos horários de funcionamento da rede de transportes, respondendo às necessidades de trabalhadores em regime de turnos e de utilizadores fora dos horários convencionais.
Para Ricardo Costa, esta medida responde diretamente a solicitações da população e representa um incentivo à utilização do transporte público: “Com o Passe Rede Guimarães, damos um passo decisivo para uma mobilidade mais justa, prática e sustentável, colocando os cidadãos no centro das políticas públicas de transporte”.
Segundo a candidatura, o impacto orçamental será equilibrado, com o aumento previsto da procura a diluir custos e reforçar a sustentabilidade do sistema de transportes municipais.