“O Direito do Mais Fraco à Liberdade” estreia em Guimarães a 18 de outubro
A apresentação terá lugar no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), no dia 18 de outubro, às 21h30, e assinala os 13 anos de atividade do grupo, coincidindo ainda com a celebração dos 20 anos do espaço cultural vimaranense.

© A Oficina
O coletivo SillySeason vai estrear em Guimarães o espetáculo “O Direito do Mais Fraco à Liberdade”, inspirado na obra de Rainer Werner Fassbinder.
O elenco conta com Cátia Tomé, Duarte Melo, Ivo Saraiva e Silva, Rafael Carvalho, Ricardo Teixeira e Soraia Chaves. A direção e criação são assinadas pelo coletivo SillySeason, formado por Cátia Tomé, Ivo Saraiva e Silva e Ricardo Teixeira. A produção envolve ainda contributos de Ricardo Branco (vídeo) e Ricardo Remédio (música), num projeto desenvolvido em coprodução com A Oficina/CCVF, RTP, Teatro Diogo Bernardes e Teatro das Figuras, com apoio em residência no Espaço do Tempo, no Centro de Criação de Candoso (CCC) e na Fábrica ASA.
Não é a primeira vez que o grupo escolhe Guimarães para estrear um novo trabalho. Em setembro de 2023, o espetáculo “Palco Principal” também foi apresentado pela primeira vez no CCVF. Para o coletivo, regressar à cidade “é motivo de orgulho e emoção”, destacando a relevância das questões abordadas no novo projeto.
“O Direito do Mais Fraco à Liberdade” transporta o público para 1974, recriando o ambiente em torno de Fassbinder, figura provocadora e enigmática do cinema europeu. O espetáculo, dirigido a maiores de 16 anos, será apresentado com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição.
Os bilhetes estão disponíveis por 15 euros (10 euros com desconto), podendo ser adquiridos online em oficina.bol.pt e nas bilheteiras dos espaços geridos por A Oficina, incluindo o CCVF, o CIAJG, a Casa da Memória e a Loja Oficina.