Nuno Vaz Monteiro “Guimarães e os vimaranenses merecem uma cidade com vida”
Nuno Vaz Monteiro é o candidato do Chega à Câmara Municipal de Guimarães nas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025.

Nuno Vaz Monteiro
Guimarães precisa de uma nova energia, de se tornar uma cidade convidativa, de coragem, visão e liderança. O Chega apresenta-se às próximas eleições autárquicas com um compromisso claro: construir um concelho justo, moderno, transparente e cheio de oportunidades.
Relativamente à mobilidade. Guimarães não pode continuar isolada, a perder competitividade e qualidade de vida. Defendemos o fim imediato das portagens entre Guimarães e Braga, assim como entre as ligações de Guimarães, para terminar com as intermináveis filas nas nacionais, mas também a conclusão da nova saída da autoestrada em Brito e a criação de uma via circular externa, que deverá ser executada num período de três mandatos.
Este último ponto é custoso, demorado, mas inevitável para aproximar pontos tão distantes num concelho com 249 km2. Mas não ficamos por aqui: propomos o projeto “Vai-e-Vem”, um mini-bus elétrico, gratuito e ecológico, que vai ligar os pontos estratégicos da cidade. Mais acessibilidade, menos tráfego e um verdadeiro apoio a estudantes, idosos e famílias.
Na cultura e na história, Guimarães tem de afirmar o seu potencial. Queremos recuperar o Rally de Guimarães, criar uma cidade Natal e retomar o formato da Noite Branca e grandes eventos para dinamização do comércio, vivificar o Teatro Jordão com programação contínua e revitalizar as Festas Gualterianas, retomando as tradições. O turismo cultural, desportivo e gastronómico será o motor de desenvolvimento económico e orgulho vimaranense.
A educação e a juventude são a base do futuro. Propomos, assim, reestruturar o modelo de CAF e AEC’ s, valorizando professores e apostando em atividades diversificadas, melhores refeições escolares, a criação de uma bolsa de assistentes e infraestruturas modernas – internet de qualidade, climatização e espaços cobertos. Menos burocracia e mais tempo para ensinar.
A juventude também precisa de oportunidades: defendemos habitação acessível e o programa “Residência Jovem Vimaranense” para apoiar casais, estudantes e jovens trabalhadores.
No desporto, ambiente e saúde, apresentamos medidas concretas: requalificação de equipamentos desportivos, acesso gratuito ou subsidiado a modalidades até aos 25 anos, apoio ao desporto de competição e candidatura a provas nacionais e internacionais.
No ambiente, criamos o programa “Guimarães Alerta” e um plano de limpeza contínua, porque ruas limpas significam qualidade de vida. Na saúde, exigimos mais estacionamento, melhores condições nas USF e reforço dos cuidados continuados. Na segurança, defendemos a colocação de câmaras no centro histórico, melhores condições para PSP e GNR e reforço de patrulhamento.
Na habitação, dizemos basta a preços incomportáveis e processos intermináveis. Propomos a facilitação da construção de casas pré-fabricadas, como solução rápida, sustentável e acessível para jovens casais e famílias. Habitação digna não pode ser um luxo, tem de ser um direito ao alcance de todos.
No desenvolvimento económico, queremos um concelho forte e competitivo: o turismo como motor, a defesa da indústria têxtil e metalúrgica, parcerias tecnológicas com a Universidade do Minho, parques industriais modernos e sustentáveis com facilidade de acesso à AE, incentivos fiscais às empresas e valorização dos jovens licenciados. Formação, reconversão profissional e mão-de-obra qualificada são a chave para o futuro.
Como sem transparência não há confiança, assumimos um compromisso firme: critérios claros e públicos para cargos políticos, auditoria às nomeações, controlo rigoroso dos subsídios, orçamentos e contratos públicos acessíveis a todos numa plataforma online. Um verdadeiro portal de denúncias e fiscalização para acabar com o compadrio, os privilégios e a opacidade na gestão municipal.
O Chega acredita num Guimarães livre de amarras, onde as pessoas estão no centro das decisões. É tempo de devolver a cidade aos vimaranenses, com coragem, seriedade e trabalho. Guimarães e os vimaranenses merecem mais – uma cidade Com Vida.