Domingos Bragança deixa um jardim e uma escultura na pasta de transição
O presidente cessante gostaria de ligar o Campo de São Mamede aos jardins da Universidade do Minho para assinalar a Capital Verde Europeia.

© Cláudia Crespo / Mais Guimarães
O presidente da Câmara cessante, Domingos Bragança, anunciou, esta sexta-feira, durante a cerimónia de assinatura de um protocolo de colaboração com a Museus e Monumentos de Portugal que vai deixar na pasta de transição para o seu sucessor, Ricardo Araújo, dois projetos: uma estátua comemorativa dos 900 anos da Batalha de São Mamede e um corredor verde do Castelo até aos jardins da Universidade do Minho.
A cidade de Guimarães prepara-se para ser Capital Verde Europeia, em 2026, e para celebrar os 900 anos da Batalha de São Mamede, em 2028. O edil em fim de mandato, Domingos Bragança, anunciou, que na pasta de transição que vai entregar ao seu sucessor, Ricardo Araújo, que toma posse no dia 25, consta uma escultura monumental para comemorar os 900 anos da Batalha de São Mamede, fazendo a ligação entre a condessa Mumadona Dias e D. Afonso Henriques, e um corredor verde, ligando o Campo de São Mamede, aos jardins da Universidade do Minho.
“A escultura fará passagem entre o fim da muralha que existe atualmente e a zona do Paço dos Duques e do Castelo. Ao novo jardim, que nascerá da ligação do Campo de São Mamede à UM, chamaremos Afonso I”, esclareceu Domingos Bragança.
Município e Museus e Monumentos de Portugal vão colaborar na conservação do monte Latito
O autarca apresentou estes projetos durante a assinatura de um protocolo entre o Município e a Museus e Monumentos de Portugal para a conservação e valorização do Castelo de Guimarães e do Paço dos Duques de Bragança. Na ocasião, Alexandre Nobre Pais, fez questão de destacar que são dois dos monumentos mais visitados de Portugal. O protocolo visa, principalmente, a requalificação dos espaços ajardinados do monte Latito. Pretende-se melhorar as vias de circulação, as acessibilidades e os equipamentos.
Em 2024, o Paço dos Duques de Guimarães recebeu 376 mil visitantes. No ano passado, o Castelo de Guimarães foi alvo de uma intervenção que fez com estivesse fechado durante vários meses, mas, em 2023, foi visitado 387 mil pessoas.





