Guimarães e Famalicão vão construir passeios e passadeiras nas zonas críticas da EN206
Os municípios de Guimarães e Vila Nova de Famalicão vão assumir a construção de passeios e passadeiras nas zonas mais críticas da Estrada Nacional 206 (EN206), que liga os dois concelhos. A decisão surge no âmbito das obras de reabilitação em curso, promovidas pela Infraestruturas de Portugal (IP), num investimento global de 10 milhões de euros.

© CMG
A empreitada, que decorre ao longo de cerca de 15 quilómetros, não contempla a construção de passeios ao longo de toda a via, apesar de atravessar áreas urbanas densamente habitadas e com forte presença empresarial.
Perante esta lacuna, as câmaras municipais de Guimarães e Famalicão acordaram em executar passeios e passadeiras nas zonas consideradas mais perigosas para os peões. As intervenções municipais avançarão após a conclusão dos trabalhos principais da IP, conforme entendimento entre os dois autarcas.
As declarações foram tornadas públicas pelo presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, durante uma reunião do executivo famalicense, avança a Cidade Hoje em resposta a uma interpelação sobre a segurança rodoviária. O autarca sublinhou a necessidade de a Infraestruturas de Portugal “olhar para a EN206 como uma via urbana, que necessita de passadeiras e semáforos”.
O troço em território vimaranense foi o primeiro a receber as máquinas, com os trabalhos a avançarem no sentido Guimarães – Famalicão e já próximos da vila de Joane. A intervenção inclui a beneficiação do pavimento, sinalização, sistemas de drenagem e reformulação de cruzamentos, nomeadamente através da construção de duas novas rotundas, em Vermoim.





