Hospital Senhora da Oliveira realiza cistectomia robótica pioneira
A cistectomia radical é o tratamento mais eficaz para o cancro da bexiga músculo-invasivo localizado. O caráter pioneiro deste procedimento reside na realização da derivação urinária totalmente intracorpórea, ou seja, dentro do corpo do doente, com recurso integral ao sistema robótico.

© Mais Guimarães
A cirurgia foi conduzida pela equipa de Urologia do Hospital Senhora da Oliveira, liderada pelo Dr. Duarte Vieira e Brito, com o Dr. Rui Versos como assistente. Através da tecnologia robótica, foi possível remover a bexiga e construir um Conduto Ileal (Bricker) utilizando um segmento do intestino delgado, evitando a necessidade de cirurgia aberta.
A realização da derivação urinária totalmente intracorpórea representa um avanço clínico significativo face às técnicas convencionais, permitindo: Menor invasividade, com incisões reduzidas e menos dor pós-operatória; Recuperação mais rápida, com menor tempo de internamento e regresso precoce às atividades diárias; Menos complicações, incluindo redução do risco de infeções e de problemas associados à ferida operatória, e maior precisão cirúrgica, graças à visão tridimensional e aos instrumentos de alta precisão do sistema robótico.
Segundo o Presidente da Unidade Local de Saúde do Alto Ave, este sucesso reflete “o compromisso da ULSAAVE e do Hospital Senhora da Oliveira em integrar tecnologias de ponta e as melhores práticas clínicas, assegurando aos utentes cuidados de saúde inovadores e de elevada qualidade, especialmente no tratamento de patologias oncológicas complexas”.
Já o cirurgião urologista Dr. Duarte Vieira e Brito, que liderou a intervenção, destacou: “Esta cirurgia representa a consolidação da cirurgia robótica no Hospital Senhora da Oliveira, da Unidade Local de Saúde do Alto Ave. A capacidade de realizar integralmente, dentro do corpo do paciente, um procedimento tão complexo como a derivação urinária após a remoção da bexiga, comprova a expertise da nossa equipa e o nosso foco em oferecer o tratamento minimamente invasivo e mais avançado aos nossos doentes.”





