Guimarães destaca projeto enquanto cidade-piloto na Smart City Expo World Congress 2025
Guimarães, em conjunto com Porto e Lisboa, participa num projeto inovador, City4Climate – Digital Twins for Climate Action, que tem como missão melhorar a qualidade de vida no ambiente urbano.

© CMG
A edição deste ano da Smart City Expo, que decorreu de 4 a 6 de novembro, em Barcelona, voltou a ser o maior encontro mundial de inovação urbana, com mais de 1.100 expositores e 27 mil participantes de 143 países, acolhendo também os eventos Tomorrow.Mobility, Tomorrow.Building e Tomorrow.Blue Economy, sendo um palco ideal para acelerar projetos de inovação urbana em parceria com cidades e empresas de todo o mundo.
No certame, Guimarães apresentou o projeto City4Climate que visa monitorizar e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, através do uso de “gémeos digitais”, réplicas digitais tridimensionais da cidade que integram dados em tempo real de sensores, satélites e plataformas municipais, que simulam cenários permitindo avaliar o impacto de diferentes políticas antes da sua implementação. O projeto financiado, visa transformar a cidade num laboratório de experimentação urbana, permitindo tomadas de decisão mais rápidas e informadas para alcançar a neutralidade carbónica até 2030.
Para Município, este modelo escalável e replicável, contribui para alcançar as metas da Missão Cidades da União Europeia e do Pacto Ecológico Europeu, colocando o concelho na “linha da frente” das políticas inovadoras de governança e sustentabilidade.
City4Climate – Digital Twins for Climate Action
O City4Climate, coordenado pela NOVA Cidade – Urban Analytics Lab (NOVA IMS), é um projeto com dois anos previstos de duração, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e está a criar uma plataforma de gémeos digitais para Guimarães, Porto e Lisboa, promovendo também a sua aplicação em Aveiro, Oeiras e Vila Nova de Famalicão. O consórcio reúne entidades académicas, tecnológicas e municipais como a Tek Privacy, DevScope, CCG/ZGDV, AdEPorto, Ubiwhere, Porto Digital, Lisboa E-Nova, Porto Business School e a Universidade de Aveiro.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Novembro 13, 2025
Estão em fase final os preparativos para o arranque das obras de reparação da cobertura e dos paramentos exteriores da Igreja do Mosteiro de Santa Marinha da Costa, em Guimarães.
Novembro 13, 2025
O Lar de Santa Estefânia, uma das instituições mais emblemáticas de Guimarães, está a participar na edição deste ano da campanha “Bairro Feliz” do Pingo Doce, com um projeto dedicado às crianças do seu jardim infantil. A votação decorre até sexta-feira, 14 de novembro, na loja do Pingo Doce da Alameda Alfredo Pimenta, junto aos Bombeiros Voluntários de Guimarães.
Novembro 13, 2025
A paixão pela montanha, o desafio e o espírito comunitário regressam no próximo dia 23 de novembro ao Vale de São Torcato, em Guimarães, para a realização do 6.º Trail Vila de São Torcato, uma prova que se afirma, ano após ano, como uma das mais emblemáticas do calendário desportivo regional.
Novembro 13, 2025
A Taça da Liga Feminina chega pela primeira vez a Guimarães, com o Vitória SC a receber o CS Marítimo no próximo domingo, 16 de novembro, às 11h00, no Campo 5 da Academia vitoriana, em jogo a contar para a 2.ª jornada da competição.
Novembro 13, 2025
No coração histórico de Guimarães, entre as fachadas elegantes do Largo Condessa do Juncal, há um espaço onde o tempo desacelera e o cuidado ganha forma. É o refúgio criado por Valentyna Ivanchuk, terapeuta e empreendedora ucraniana que celebra nove anos dedicados à saúde, à beleza e ao bem-estar.
Novembro 13, 2025
O jovem treinador, de 31 anos, mostra-se confiante em prolongar este bom momento e destaca a qualidade do grupo que encontrou.





