Guimarães recebe Duplo Selo ODSlocal em reconhecimento ao compromisso com a sustentabilidade

O Município de Guimarães foi distinguido com o Duplo Selo ODSlocal – Desempenho Municipal e Dinâmica Municipal, um reconhecimento atribuído pela Plataforma ODSlocal durante a 6ª Conferência ODSlocal, que decorreu no dia 21 de novembro, no Pavilhão Municipal João Francisco Ribeiro Corrêa, no Cadaval.

© CMG

Esta distinção destaca o desempenho exemplar de Guimarães nos Indicadores de Referência ODSlocal, evidenciando o compromisso contínuo da autarquia com a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas e a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os Selos ODSlocal são uma certificação concedida a municípios que integram a versão avançada da Plataforma ODSlocal e que demonstram elevado compromisso com a sustentabilidade local. Este reconhecimento baseia-se em indicadores rigorosos e na capacidade dos municípios de promover políticas e práticas inovadoras que visam um futuro mais sustentável, inclusivo e resiliente.

Com este duplo selo, Guimarães consolida-se como uma referência nacional na promoção de estratégias locais de sustentabilidade, envolvendo políticas públicas, agentes locais e a sociedade civil na construção de soluções eficazes para os desafios globais, com impacto positivo no território.

Além de Guimarães, na categoria “Desempenho Municipal” foram ainda distinguidos Alter do Chão, Arronches, Campo Maior, Sousel, Arcos de Valdevez, Cascais, Oeiras, Torres Vedras e Seia. Na vertente “Dinâmica Municipal”, receberam também o selo Arcos de Valdevez, Campo Maior, Castelo de Vide, Matosinhos, Oeiras, Seia, Sousel, Torres Vedras e Viana do Castelo.

A cerimónia integrou a conferência “Caminhos, Dinâmicas, Futuros”, que contou com a presença de especialistas nacionais e internacionais, entre os quais o economista da OCDE Lorenz Gross, que reforçaram o debate em torno das práticas e estratégias inovadoras para a concretização dos ODS.

A Plataforma ODSlocal é uma iniciativa fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA (ICS – Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa) e a 2adapt, com o apoio da Fundação “la Caixa”. O principal objetivo é mobilizar municípios e entidades locais para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em todo o país.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS