Osmusiké apresenta sétima edição dos Cadernos na Sociedade Martins Sarmento
A Sociedade Martins Sarmento (SMS) acolhe, no próximo dia 13 de dezembro, às 15h00, a sessão pública de apresentação do número 7 de OsmusikéCadernos, publicação que vem sendo editada desde junho de 2020.

guimaraes_cd_osmusike
A nova edição, com 568 páginas e a colaboração de cerca de uma centena de autores, será apresentada por António José Oliveira, Carlos Ribeiro e Mariana Silva, contando ainda com momentos poéticos e musicais dinamizados por elementos de Osmusiké.
A diversidade temática volta a marcar presença nesta edição, destacando-se um conjunto de textos dedicados ao Poder Local, numa reflexão sobre os 50 anos de desenvolvimento democrático deste setor, feita a partir dos testemunhos de protagonistas concelhios e autarcas das vilas vimaranenses. Merece igualmente destaque a conquista do título de Capital Verde Europeia 2026 pelo Município de Guimarães, abordada através de diferentes perspetivas e contributos.
As Histórias e Memórias da Cidade ocupam também um espaço significativo da publicação, integradas no tema “Guimarães – cidade em construção”, reunindo narrativas coletivas e individuais que revisitam o passado recente, observam o presente e projetam o futuro próximo de uma urbe em permanente transformação.
Como é habitual, os Cadernos incluem ainda a rubrica Artes e Letras, com textos dedicados a efemérides e homenagens literárias, à criatividade artística vimaranense, à prosa e poesia contemporâneas, bem como recensões e sinopses de obras publicadas ao longo de 2025. A secção Linhas soltas, com notas ocasionais e diversas notícias, e o registo das atividades recreativas e culturais de Osmusiké durante o ano, completam a edição.
A publicação volta a contar com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães,





