Menino de dois anos morre depois de se engasgar com uma maçã

Uma criança de dois anos, residente nas Taipas, morreu, esta segunda-feira, no Hospital de São João, no Porto. O menino engasgou-se a comer uma maçã, no dia 24 de novembro, e foi socorrido pelos Bombeiros Voluntários das Taipas (BVT) que, no momento, conseguiram reverter a paragem cardiorespiratória e fizeram o transporte da vítima diretamente para o Hospital de São João, onde ficou internado, até ontem.

© BV Caldas das Taipas

Um menino de dois anos, residente nas Taipas, morreu, esta segunda-feira, 08 de dezembro, no Hospital de São João, onde estava internado na sequência de um engasgamento ao comer uma maçã. A situação aconteceu no dia 24 de novembro, por volta das 21 horas. A família é vizinha dos BVT e, por isso, os pais quando se aperceberam da gravidade da situação correram com a criança ao colo para o quartel.

“Iniciamos de imediato as manobras de reanimação e solicitamos o apoio da VMER”, esclareceu o adjunto de comando João Ribeiro que também é enfermeiro e esteve envolvido diretamente no socorro. “Conseguimos reverter a paragem e a criança foi transportada diretamente para o Hospital de São João, uma vez que em Guimarães não há cuidados intensivos pediátricos”, acrescentou.

Além dos BVT estiveram também envolvidos no socorro a a VMER do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, e a Unidade Móvel de Apoio Psicológico do INEM que acompanhou os pais e os profissionais. “Os pais vieram diretamente ao quartel por viverem aqui ao lado, não foi por falta de resposta do 112”, sublinhou o adjunto de comando.

Esta terça-feira, a partir das 17h00, acontece o velório e as cerimónias fúnebres realizam-se na quarta-feira, às 10h30, com missa na igreja paroquial de São Clemente, indo depois a sepultar no cemitério da mesma freguesia.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS