Guimarães reafirma visão de território amigo da infância em conferência nacional da UNICEF
Guimarães marcou presença na Conferência Nacional das Cidades Amigas das Crianças, promovida pela UNICEF Portugal no Fórum Cultural de Ermesinde, uma iniciativa que decorreu na quarta-feira, 10 de dezembro, e que assinalou uma década de trabalho dedicado à promoção dos direitos, da participação e do bem-estar das crianças nos municípios portugueses.

© CMG
O Município, representado pela Rede Social e pelo Grupo Estratégico das Crianças e Jovens, sublinhou a importância de construir políticas públicas com as crianças e não apenas para as crianças. A abordagem centrada no diálogo e na participação tem sido uma das prioridades do concelho, vinca o município, lembrando que integra a rede nacional desde os seus primeiros anos.
A conferência reuniu autarcas, especialistas e crianças em momentos de reflexão e partilha, abordando desafios atuais e futuros na construção de comunidades mais inclusivas. O encontro permitiu também projetar estratégias para reforçar ambientes urbanos que garantam segurança, oportunidades e espaço de participação às gerações mais novas.
Guimarães reafirmou a visão de um território “de Todos e para Todos”, onde cada criança possa crescer de forma segura, feliz e envolvida na vida da comunidade. O Município destacou que a implementação da Estratégia Cidade Amiga das Crianças 2023-2027 passa por consolidar relações, criar proximidade e integrar a ação pública com as pessoas e com a natureza, garantindo que as políticas locais respondem às necessidades e expectativas das crianças vimaranenses.





