Escola de Engenharia da UMinho celebra 50 anos com lançamento de livro de memórias
Será apresentado no próximo dia 7 de janeiro, às 16h00, no espaço B-Lounge da biblioteca geral do campus de Azurém, em Guimarães.

© UMinho
Com 182 páginas, a obra reúne testemunhos de todos os antigos presidentes da escola, incluindo o atual reitor da UMinho, Pedro Arezes, que fará a apresentação oficial do livro. Esta publicação sucede à edição comemorativa dos 25 anos da EEUM e retrata a evolução, os desafios e a projeção da escola ao longo destas cinco décadas.
Na véspera, dia 6 de janeiro, o campus de Gualtar, em Braga, será palco da iniciativa “Engenharia & Arte”, que visa aproximar as duas áreas. Também às 16h00, no B-Lounge, será inaugurada a exposição de pintura “Entre-linhas”, do professor aposentado da EEUM Mário Lima, que depois de uma carreira na Engenharia Mecânica descobriu na pintura uma nova forma de expressão. Ainda nesta sessão será apresentado o livro de poesia “Meu Nome é Ninguém”, de Luís Soares Barbosa, professor catedrático de Engenharia Informática da EEUM e poeta premiado, com uma obra inspirada, entre outros, pela poeta Emily Dickinson.
Os eventos comemorativos têm entrada livre, sujeita à lotação do espaço. O programa do cinquentenário da EEUM continua ao longo do ano com outras atividades previstas: em janeiro, a tertúlia “Engenharia e ética na IA”; em fevereiro, o Dia do Emprego e a Cerimónia de Graduação; em março, uma mesa-redonda sobre Engenharia e sustentabilidade; e para encerrar, um concerto no Theatro Circo, em Braga. Desde abril do ano passado, as celebrações já passaram por espetáculos musicais, lançamentos de livros, exposições, debates, piqueniques, mostras de start-ups e ações solidárias.
Com 7.800 estudantes distribuídos por 84 cursos nos campi de Guimarães e Braga, a EEUM é a maior escola da UMinho e uma referência na formação e na transferência de conhecimento e tecnologia. Conta com nove departamentos e nove centros de I&D, envolvendo 263 docentes de carreira, 132 doutorados e mais de 100 técnicos. Entre os seus avanços recentes destacam-se a criação dos cursos de Engenharia Aeroespacial e Ciência de Dados, a crescente produção científica — com 37 investigadores entre os mais citados mundialmente — e a participação em 18 agendas financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Janeiro 8, 2026
O Almirante Henrique Gouveia e Melo, candidato a Presidente da República, estará esta sexta-feira, 9 de janeiro, em Guimarães, coincidindo com o arranque oficial da Capital Verde Europeia 2026.
Janeiro 8, 2026
A Guimabus veio a público contestar a aplicação de multas contratuais por parte do Município de Guimarães, defendendo o seu "bom nome" e acusando a autarquia de ter atuado sem aviso prévio, "de forma retroativa e desproporcionada". A posição da concessionária do transporte público no concelho surge após a decisão municipal de avançar com sanções por alegados incumprimentos contratuais.
Janeiro 8, 2026
A exposição estará patente entre 10 e 29 de janeiro.
Janeiro 8, 2026
O Vitória garantiu, pela primeira vez na sua história, a presença na final da Allianz Cup, depois de vencer o Sporting CP por 1-2 na meia-final da competição. Vai agora encontrar o Braga, que eliminou o Benfica, na final de sábado marcada para as 20h00, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Janeiro 8, 2026
A final da Taça da Liga de futebol vai ser decidida, pela primeira vez, por um dérbi minhoto, colocando frente a frente Vitória e Braga num confronto inédito a valer um título nacional.
Janeiro 8, 2026
Está confirmado o dérbi minhoto na final da Taça da Liga. Depois de o Vitória Sport Clube ter afastado o Sporting na primeira meia-final, o SC Braga venceu o Benfica por 3-1, em Leiria, garantindo um encontro inédito entre os dois rivais do Minho no jogo decisivo da competição.





