Adiafa com Manuel de Oliveira assinalam o encerramento do Guimarães Canta os Reis 2026

As celebrações vimaranenses do Dia de Reis culminam neste sábado, 17 de janeiro, às 21h30, no Teatro Jordão, com o concerto “No Natal dos Reis”, protagonizado pelo grupo Adiafa, no âmbito da primeira edição do Guimarães Canta os Reis. O espetáculo assinala os 25 anos de carreira do grupo.

© Adiafa

O concerto parte do canto a cappella, característico dos Adiafa, integrando novas abordagens musicais com a participação do pianista Carlos Garcia e do guitarrista vimaranense Manuel de Oliveira. Esta proposta está refletida no álbum “Adiafa no Natal dos Reis”, inspirado na tradição alentejana do Cante ao Menino, um estilo de canto polifónico associado à época natalícia e às Janeiras, em louvor ao nascimento de Jesus Cristo e aos Reis Magos.

Os bilhetes têm o custo de 7,50 euros, com descontos habituais, e estão disponíveis online e nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, CIAJG, Casa da Memória e Loja Oficina. O espetáculo tem classificação etária M/6 e duração aproximada de 70 minutos.

O grupo Adiafa, atualmente constituído por José Emídio, Bernardo Emídio e Ivo Martins, foi fundado há 25 anos e é conhecido por temas como “As Meninas da Ribeira do Sado” e “Estrala a Bomba”.

Carlos Garcia, pianista, compositor e professor, é licenciado em Formação Musical e em Jazz – Piano pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde é docente desde 2008. Ao longo da sua carreira, trabalhou como intérprete com vários artistas nacionais e desenvolveu trabalho como compositor e arranjador para diferentes formações musicais.

Já Manuel de Oliveira, guitarrista e compositor vimaranense, desenvolve há mais de duas décadas um intenso percurso musical ligado à identidade ibérica e ao diálogo entre tradições. Recentemente, o seu álbum Ibéria 20|22 foi distinguido com o Prémio Carlos Paredes 2023.

Ainda neste sábado, ao longo do dia, grupos folclóricos e etnográficos do concelho voltam a percorrer as ruas da cidade a interpretar cantares de reis e janeiras. Os percursos terminam no Coreto do Jardim da Alameda, integrando o programa do Guimarães Canta os Reis 2026.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS