Ministério da Saúde avisa para esquema de fraude com referências ao SNS 24
A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alerta para a circulação de mensagens falsas que visam enganar os cidadãos através de pedidos indevidos de pagamento, em nome de entidades ligadas ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

© DR
De acordo com a SPMS, estão a ser difundidos dois tipos de SMS fraudulentas que fazem referência a alegadas dívidas relativas a atendimentos de urgência. Uma das mensagens inclui uma suposta referência bancária para pagamento, enquanto a outra direciona os destinatários para links de sites fraudulentos.
O esquema recorre, de forma abusiva, a nomes de entidades credíveis como o Ministério da Saúde, o SNS e o SNS 24, com o objetivo de levar os cidadãos a fornecer dados pessoais e bancários, permitindo assim a obtenção de vantagens financeiras por parte dos autores da fraude.
A SPMS sublinha que o único endereço oficial do SNS 24 é sns24.gov.pt e recorda que todos os serviços prestados através da linha telefónica e do site SNS 24 são totalmente gratuitos para os cidadãos.
As autoridades apelam para que ninguém clique em links suspeitos, efetue pagamentos ou partilhe informações pessoais ou bancárias. Em caso de dúvida, os cidadãos devem contactar o SNS 24, através do número 808 24 24 24, para assuntos administrativos, ou a Equipa de Resposta a Incidentes da SPMS, pelo endereço de email csirt@spms.min-saude.pt. A SPMS adianta ainda que se encontra a trabalhar em articulação com as restantes entidades competentes para travar este esquema fraudulento e reforçar a proteção dos cidadãos.





