Vimágua realiza testes na rede de saneamento para detetar ligações indevidas
A Vimágua vai realizar, entre os dias 9 e 13 de março, um conjunto de ações destinadas à verificação e correção de afluências indevidas de águas pluviais à rede pública de saneamento em várias zonas do concelho.

© CMG
Os trabalhos consistem na injeção de fumos nos coletores de saneamento, permitindo identificar eventuais pontos onde a água da chuva possa estar a entrar de forma irregular na rede. O fumo utilizado sairá através de dispositivos públicos e privados, como sarjetas, grelhas, caixas de ramal, caleiras ou tubos de queda, sinalizando assim os locais que necessitam de correção.
Segundo a Vimágua, em circunstâncias normais o fumo não entra no interior das habitações. No entanto, essa situação poderá ocorrer caso existam problemas ou defeitos de construção nas canalizações das redes prediais. Caso seja detetado fumo dentro de casa, a recomendação passa por ventilar o espaço, abrindo portas e janelas, sublinhando a empresa que o fumo não representa qualquer perigo para a saúde de pessoas, animais ou plantas.
A presença de fumo no interior das habitações também pode acontecer em canalizações pouco utilizadas, devido à falta de água nos sifões. Nestes casos, aconselha-se a deixar correr água nas torneiras e a descarregar os autoclismos, de forma a restabelecer a barreira hidráulica que impede a passagem de fumos.
Os testes serão realizados por profissionais devidamente formados e identificados como funcionários da Vimágua.
Com esta iniciativa, a empresa pretende prevenir a ocorrência de inundações, acidentes rodoviários e problemas ambientais ou de saúde pública, situações que podem resultar da sobrecarga dos coletores causada por ligações indevidas de águas da chuva à rede de saneamento.
As intervenções estão previstas para várias ruas das freguesias de Creixomil, Azurém, Fermentões, Santo Adrião e Lordelo.
Locais das intervenções
Creixomil
-
Rua Professor Abel Salazar
Azurém
-
Rua da Pedreira
-
Rua da Pousada
-
Rua da Pousada de Dentro
Fermentões
-
Rua da Pereira
-
Travessa da Pereira
-
Rua Quinta da Pereira
-
Rua de Trandes
Santo Adrião
-
Rua do Fontanário
-
Rua de Alfaxim
-
Rua da Vinha
-
Avenida de Felgueiras
-
Rua da Fábrica
-
Calçada da Mó
Lordelo
-
Rua do Fundão
-
Travessa do Fundão
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Agosto 25, 2026
Para quem ainda não teve a oportunidade de vivenciar a mais recente criação do Teatro Oficina, "Seta Cegonha", a experiência imersiva sobre rodas continua em percurso e conta com datas disponíveis ao longo dos meses de agosto e setembro.
Agosto 25, 2026
A tenista profissional vimaranense Francisca Jorge garantiu esta terça-feira a passagem à segunda ronda do torneio de qualificação para o Open dos Estados Unidos, que está a decorrer em Nova Iorque.
Agosto 25, 2026
Médio vitoriano convocado para os Sub-17
A 41.ª Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Nova de Famalicão arranca na próxima sexta-feira, dia 28 de agosto, e prolonga-se até 6 de setembro, na Praça Mouzinho de Albuquerque. O certame contará com mais de uma centena de expositores, entre artesãos, produtores gastronómicos e espaços de restauração, mantendo entrada livre para todos os visitantes.
Agosto 25, 2026
A Casa do Dador, em Azurém, recebe esta terça-feira, dia 25 de agosto, uma ação de recolha de sangue promovida pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Guimarães.
Agosto 25, 2026
A equipa Sub-23 do Moreirense esteve na frente do marcador, mas acabou derrotado pelo Estoril Praia U23, por 2-1, esta terça-feira, em jogo da 3.ª jornada da 1.ª fase da Liga Next Gen U23.





