Depois da Dinamarca, Portugal quer voltar a surpreender frente à Alemanha
A Seleção Nacional de Andebol defronta esta quinta-feira a Alemanha, às 14h30 (hora portuguesa), no Main Round do EHF EURO 2026, num encontro com transmissão em direto na RTP1. Os “Heróis do Mar” procuram manter o bom momento após a histórica vitória frente à Dinamarca.

© Federação de Andebol de Portugal
A equipa orientada por Paulo Pereira chega confiante depois do triunfo alcançado em Herning, frente aos campeões do mundo, num pavilhão onde a Dinamarca não perdia desde 2014. Portugal terminou o Grupo B no primeiro lugar e soma agora dois pontos, tal como Alemanha e França.
O adversário traz boas recordações aos lusos, que venceram a Alemanha há cerca de um ano, em Oslo, com um golo decisivo de Martim Costa no prolongamento, garantindo então o acesso às meias-finais. Apesar de o histórico global favorecer os germânicos, Portugal acredita que pode voltar a surpreender.
Em destaque estão várias figuras com ligação a Guimarães, como Rui Silva, capitão da seleção, Paulo Fidalgo, treinador adjunto, e Mário Soares, médico da equipa nacional.
Martim Costa, um dos principais nomes da seleção, no lançamento da partida, sublinhou a ambição portuguesa, reconhecendo a qualidade alemã, mas apontando a paciência e a eficácia ofensiva como chaves para o sucesso.
Portugal não contará com Victor Iturriza, suspenso por um jogo após cartão vermelho frente à Dinamarca, decisão que levou a Federação de Andebol de Portugal a contestar os critérios disciplinares da EHF.
A Alemanha, bicampeã europeia e recente vice-campeã olímpica, promete ser um adversário exigente, mas Portugal entra em campo determinado a voltar a escrever mais uma página de superação no andebol europeu.





