Prazos do PRR impedem avanço da requalificação do Centro de Saúde de Ronfe

A Câmara Municipal de Guimarães aprovou a proposta de não adjudicação da requalificação da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Ronfe, depois de o procedimento ter ficado deserto e de se ter tornado inviável cumprir os prazos impostos pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

A decisão foi tomada em reunião do executivo vimaranense. No final, o presidente da autarquia, Ricardo Araújo, explicou que, ao contrário do que acontece noutras unidades de saúde do concelho, onde as obras já decorrem, o processo relativo à USF de Ronfe voltou a não atrair concorrentes.

“No caso da USF de Ronfe, não tivemos concorrentes. Creio que este já é o segundo ou terceiro procedimento que lançamos para a requalificação do Centro de Saúde de Ronfe. Ficou deserto”, afirmou o presidente da Câmara Municipal.

A empreitada está enquadrada no financiamento do PRR, mas foi lançada tardiamente, segundo Ricardo Araújo, à semelhança de outros projectos herdados pelo actual executivo, alguns já em curso. Segundo o autarca, esta circunstância obriga a uma gestão muito rigorosa e muito apertada dos prazos, tendo em conta o limite temporal definido para a execução das intervenções financiadas por aquele programa.

Ricardo Araújo alertou ainda que, mesmo nas obras já adjudicadas e em execução noutros polos de saúde do concelho, e na construção da Residência Universitária no Avepark, existe um “risco elevado de incumprimento dos prazos”. Perante este cenário, o executivo considerou que não seria prudente avançar com um novo concurso para Ronfe, sabendo à partida que o tempo de execução ultrapassaria o período de vigência do PRR, ou seja, julho de 2026. “Não vamos, responsavelmente, estar a lançar agora um novo procedimento, sabendo que não seria possível concluir a obra em tempo útil”, frisou.

Apesar da não adjudicação, o presidente da Câmara deixou uma garantia à população da freguesia: a intervenção não está fora dos planos do município. “É minha intenção, até ao final do mandato, ver aquilo que podemos fazer para requalificar o Centro de Saúde de Ronfe”, concluiu

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS