Penha volta a receber a Volta a Portugal
A Volta a Portugal em Bicicleta regressa a Guimarães no dia 14 de agosto, com uma etapa que deverá incluir um prémio de montanha de primeira categoria no Alto da Penha.

© Direitos Reservados
A Volta a Portugal em Bicicleta vai regressar a Guimarães no próximo dia 14 de agosto, naquela que será uma das etapas da prova rainha do ciclismo nacional. A confirmação foi feita pelo Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Araújo, durante a reunião do executivo municipal.
Segundo o autarca, o regresso da competição representa uma aposta na promoção do concelho e na valorização da tradição vimaranense ligada ao ciclismo.“Os vimaranenses gostam do ciclismo, nós sabemos disso. Há uma grande tradição desta modalidade e fizemos um esforço no sentido de podermos ter cá uma passagem de um dos dias da Volta a Portugal”, afirmou Ricardo Araújo.
O Presidente da Câmara adiantou ainda que deverá incluir um prémio de montanha de primeira categoria no Alto da Penha,numa etapa que terminará em Fafe, embora os detalhes do percurso venham a ser apresentados posteriormente pelo Vereador do Desporto Alberto Martins.
O anúncio do regresso da Volta de Portugal surgiu da questão levantada por Nuno Vaz Monteiro,Vereador do Chega, no período anterior a ordem do dia,que incitava o munícipio a realizar esforços para trazer de volta a prova para a cidade berço.
Após o anúncio, Nuno Vaz Monteiro, saudou o regresso da prova à cidade, considerando tratar-se de “um momento fantástico” para Guimarães. O Vereador do Chega recordou ainda as memórias associadas às antigas chegadas da Volta à Penha, descrevendo o ambiente vivido como um momento de convívio entre famílias.“Lembro-me de ir para o Alto da Penha ver a chegada dos ciclistas. Era um momento em que as famílias se juntavam e faziam piqueniques”, referiu.





