Manta regressa em setembro
O festival MANTA regressa aos Jardins do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, nos dias 11 e 12 de setembro, reunindo artistas provenientes de três continentes, reforçando a sua aposta na diversidade musical e cultural. A edição de 2026 contará com quatro concertos principais, além de atividades dedicadas às famílias.

©Paulo Pacheco
O evento assinala o início de uma nova temporada de programação do Centro Cultural Vila Flor e volta a transformar os jardins num espaço de encontro entre diferentes geografias e expressões artísticas. Este ano, a programação integra nomes da Catalunha (Espanha), Brasil, África do Sul e Portugal.
A abrir o festival, na sexta-feira, 11 de setembro, sobe ao palco Mar Pujol, uma das vozes emergentes da nova música catalã, que irá apresentar temas do seu novo álbum, previsto para outubro. Na mesma noite atua o músico brasileiro Leo Middea, que leva a Guimarães “Notícias de Puglia”, o seu mais recente trabalho discográfico, inspirado numa digressão internacional realizada em 16 países. A programação do primeiro dia termina com um DJ set de Corleone Jr., integrado na curadoria Oub’lá.
No sábado, 12 de setembro, o festival recebe Bongeziwe Mabandla, artista sul-africano reconhecido internacionalmente pela fusão entre sonoridades eletrónicas e soul contemporânea, que apresenta o álbum “Ndingubani”. O encerramento dos concertos estará a cargo de Milhanas, intérprete portuguesa que cruza influências do fado, jazz e música contemporânea. A noite termina com um DJ set de Not Fritzen, também com curadoria Oub’lá.
Além dos concertos, o MANTA inclui uma programação dedicada às famílias. Durante a tarde de sábado, o programa de Educação e Mediação Cultural promove a oficina participativa “Assim Juntos Dá Menos Trabalho”, às 11h00, e o espetáculo musical “Até Cantar Dá Trabalho”, às 17h00, ambos concebidos por Catarina Moura e Luís Pedro Madeira.
As atividades propõem uma aproximação à tradição oral portuguesa, convidando crianças e adultos a explorar a relação entre o canto, o trabalho coletivo e a vida comunitária.





