VICTOR HUGO PONTES ABRE GUIDANCE 2019 COM ESTREIA ABSOLUTA DE “DRAMA”
Já esta quinta-feira, dia 07 de fevereiro, pelas 21h30, no Grande Auditório do CCVF.

A nona edição do Guidance arranca da melhor forma. Victor Hugo Pontes, vimaranense, abre o festival de dança contemporânea de Guimarães com “Drama”, uma estreia absoluta.
O coreógrafo em destaque da edição de 2019 explicou que a sua criação tem como ponto de partida uma peça dramatúrgica de Pirandello, em que o artista retira as palavras e deixa transparecer as emoções pela dança.
“São seis personagens à procura de um autor, e o que acontece no texto de Pirandello é: está a acontecer um ensaio de teatro e é interrompido porque chegam seis personagens, que estão à procura de alguém que encene o drama deles. Começam a contar o drama e a própria forma de o contar faz o próprio espetáculo. O que faço aqui é tirar as palavras do Pirandello, mas a cronologia, os personagens estão lá”, apontou.
Na falta de resposta à pergunta “a arte imita a vida, ou a vida imita a arte?”, “Drama” é uma espécie de ponte entre o teatro e a dança. “É a dança das emoções. É acompanhada por muita ficção e é uma dança de personagens. Às vezes, na dança contemporânea, estamos habituados a ver a dança dos intérpretes, que sai acima de tudo. Aqui não. Estão a interpretar um personagem”, sublinhou Victor Hugo Pontes.
“Drama” abre o Guidance 2019 já esta quinta-feira, dia 07 de fevereiro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 12, 2025
Associados com quotas em atraso devem fazer a regularização até ao dia 31 de maio de 2025 para manter antiguidade. Está disponível uma plataforma para consulta da situação das quotas e para atualização de dados.
Maio 12, 2025
O treinador do Moreirense, Cristiano Bacci, considerou que a sua equipa merecia mais do que o empate a duas bolas frente ao Estoril, no domingo, em jogo da penúltima jornada da I Liga. Apesar de ter desperdiçado uma vantagem de dois golos, o técnico sublinhou o controlo exercido pela sua equipa ao longo do encontro.
Maio 12, 2025
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), em Guimarães, inaugura no próximo sábado, às 18h00, uma nova exposição individual do artista Alexandre Estrela e apresenta uma filmagem da dupla Mariana Caló e Francisco Queimadela, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus.