Há 18 psicólogos em Guimarães que dão apoio à população em tempos de pandemia

O papel do psicólogo é "promover e contribuir para a adoção das recomendações da DGS".

barragmrpsi
© CMG

Para garantir apoio à população ao longo da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Câmara Municipal de Guimarães decidiu reforçar a equipa de psicólogos no âmbito da Rede de Apoio Social de Emergência. A equipa é composta por 18 psicólogos que atuam à distância, mas que asseguram o suporte emocional, “com reforço das orientações da DGS [Direção-Geral da Saúde] para a autoproteção e prevenção da propagação da pandemia, competindo-lhes igualmente realizar uma avaliação com base na sintomatologia evidenciada, por forma a proceder ao encaminhamento para outras respostas”, lê-se em comunicado.

O papel do psicólogo é “promover e contribuir para a adoção das recomendações da DGS, fazendo uma avaliação cuidadosa do risco, que tenha como princípio orientador a sua proteção, dos seus utentes e da comunidade em geral”. E a equipa, no fundo, serve como mobilizadora social para que se adotem “comportamentos protetores da saúde psicológica (e física)” face à situação que o mundo enfrenta.

Foram ainda designados 11 coordenadores técnicos, cada um por Comissão Social InterFreguesia (CSIF), “a quem compete rececionar todas as sinalizações e pedidos de apoio referentes à área geográfica sobre a qual estão responsáveis, diligenciando para a sua resolução”. E como é que tudo isto funciona? Os coordenadores das CSIF estabelecem a ponte entre o cidadão e o psicólogo, tendo a responsabilidade de perceber se tal ligação será benéfica.

A equipa de 18 psicólogos encaminha ainda “os casos identificados como mais graves para estruturas de apoio preparadas para responder a estas situações, como sendo, a ativação da linha 112 que procede ao encaminhamento para os Centros de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) e para os Serviços de Psiquiatria para a Intervenção em Crise dos Hospitais”. Se for necessária uma intervenção “mais estruturada”, o Município conta também com o apoio da Associação de Psicologia da Universidade do Minho, que disponibiliza a todos os que residem em Guimarães e em Braga, a Linha de Apoio Psicológico COVID-19 (253 144 420)

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES