Marta Mestre é a nova curadora do CIAJG
Marta Mestre vai substituir Nuno Faria, que ocupou o cargo durante seis anos.
![barra_marta_mesre](https://maisguimaraes.pt/wp-content/uploads/2020/09/barra_marta_mesre-672x353.jpg)
![](https://maisguimaraes.pt/wp-content/uploads/2020/09/marta_mestre-1024x683.jpg)
A curadora Marta Mestre foi hoje, sexta-feira, dia 4 de setembro, apresentada como nova curadora-geral do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), na conferência de imprensa de apresentação da programação dos equipamentos culturais da cidade.
Segundo Ricardo Freitas, diretor-executivo de A Oficina, que gere os equipamentos culturais de Guimarães, Marta Mestre foi escolhida entre 26 outros candidatos, todos com “excelentes currículos”.
Marta Mestre vai substituir Nuno Faria, que ocupou o cargo durante seis anos. O antigo curador do CIAJG assumiu a curadoria do Museu da Cidade, no Porto, desde 2019.
O processo com vista à substituição começou em janeiro e acabou por ser mais demorado devido às limitações provocadas pela pandemia.
Natural de Beja e atualmente a residir em Lisboa, Marta Mestre anunciou que irá residir em Guimarães. Para a nova curadora do CIAJG a “proximidade” é fundamental para conhecer e trabalhar com o tecido artístico local.
“Um programa de continuidade mas também de mudança”, tendo sempre como premissa a qualidade internacional, foi a promessa deixada por Marta Mestre.
Licenciada em História da Arte pela Universidade de Lisboa, com mestrado em Cultura e Comunicação/Museologia pela Universidade de Avignon, em França, foi curadora do Instituto Inhotim, em Minas Gerais, curadora-assistente do Museu de Arte Moderna, do Rio de Janeiro, curadora-convidada e professora da Escola de Artes Visuais Parque Lage, também no Rio de Janeiro. Em Portugal, entre outras atividades, foi curadora do Centro de Artes de Sines.
O CIAJG reúne o espólio do artista plástico José de Guimarães e inclui um programa de exposições temporárias de arte contemporânea.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 7, 2025
No dia 15 de fevereiro, o pavilhão da Escola E.B. 2, 3 Arqueólogo Mário Cardoso, em Guimarães, vai receber duas grandes competições de judo, organizadas pelo Vitória SC e CERCIGUI.
Fevereiro 7, 2025
O Município de Guimarães publicou em Diário da República o Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo Urbano, aprovado em maio de 2024, durante uma reunião do executivo municipal.
Fevereiro 7, 2025
As sete equipas de Guimarães a jogar na Divisão de Honra Série B, da AF Braga, preparam-se para jogar a 18ª jornada este fim de semana.